Texto original de Jacinto Lucas Pires interpretado pelo ator e encenador Marcos Barbosa.
“Aqui Somos Todos Lázaros” é um texto original de Jacinto Lucas Pires, escrito a partir de oficinas realizadas por Marcos Barbosa nas várias residências artísticas em Aveiro, Lisboa, Torres Vedras, Castelo Branco e Arcos de Valdevez.
As duas ideias que constituíam a premissa desta criação eram a migração como tema, e a utilidade do teatro como motor da relação com os participantes das oficinas. O resultado é um texto na primeira pessoa, onde Mário Barbas, ator e encenador, conta as suas aventuras nas diferentes cidades, chamando ao palco o público para a confirmação e compreensão das suas teorias.
A peça faz parte de uma trilogia, inaugural de uma ideia de criação artística teatral muito apoiada numa preocupação sobre o impacto social dos objetos concebidos. Esta dinâmica é obviamente marcada pela missão do espaço Escola do Largo, que vive disso mesmo, da convivência entre a arte contemporânea, os seus processos, o efeito na comunidade envolvente, numa procura de responsabilização partilhada na relação entre público e artistas.
Há, por isso, neste processo, todo um trabalho feito com diferentes comunidades, onde em formato de oficina fazemos uma pesquisa sobre a relação das pessoas com os lugares da criação artística, sobre os objetos criados, e sobre a relevância desses objetos no quotidiano desses espaços.