A RDP África comemora esta quinta-feira, 1 de abril, 25 anos de emissões. Com transmissão terrestre em Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, através de 21 emissores FM, é hoje o maior projeto de rádio em língua portuguesa.
No âmbito das comemorações, irá realizar-se o Seminário Internacional dedicado aos 25 anos da RDP África e da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Uma transmissão para acompanhar em direto dos estúdios da RDP África em Lisboa e em formato online no dia 15 de abril.
Este ano, o Seminário será realizado sem público devido à pandemia da COVID-19 e iremos abordar os 25 anos de atividade da CPLP e das suas expetativas de desenvolvimento.
O Seminário contará com um painel de convidados muito especial: o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República de Cabo Verde e da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, e Marcolino Moco e Francisco Ribeiro Telles, primeiro e atual Secretários Executivos da CPLP, respetivamente.
Também no âmbito das comemorações dos 25 anos da RDP África, realizamos no dia 17 de abril a Gala RDP África – 25 Anos. Esta será uma produção inovadora, produzida em cenário virtual, que poderá acompanhar a partir das 21h00, na RTP África ou em rtp.pt/rdpafrica. Neste espetáculo contaremos com a presença de prestigiados artistas lusófonos e de momentos musicais ao vivo de Paulo Flores, Tito Paris, Calema, Micas Cabral, Guilherme Silva, Soraia Ramos, Manecas Costa e ainda outros convidados surpresa.
Nesta noite de festa, de histórias e de muitas recordações, a RDP África irá aproveitar a ocasião para distinguir as 12 personalidades do universo lusófono que mais se têm destacado nas diversas áreas da sociedade: da Ciência à Música, da Literatura às Artes Plásticas, do Desporto ao Cinema, passando ainda pelo Teatro. Serão atribuídos outros dois prémios especiais, um entregue pelo público e outro pela equipa da RDP África.
Ao longo do mês, outras iniciativas assinalam os 25 anos da RDP África, é o caso das emissões especiais em todos países africanos de língua oficial portuguesa com a deslocação inédita em simultâneo de enviados especiais a todos os países com emissão FM da estação e entrevistas com os Presidentes da República dos PALOP.
Entre os projetos previstos para os próximos meses, Nuno Sardinha, subdiretor da RDP África, destaca o alargamento das emissões da estação. “Está já aprovado pelo governo o alargamento da emissão ao Grande Porto, o que deve acontecer dentro de poucas semanas e ainda no decorrer de 2021 deverão ter início as emissões em FM em Luanda. De imediato vão formalizar-se parcerias com rádios no Brasil para troca de conteúdos e de retransmissão do sinal da RDP África no norte de Moçambique e em 26 rádios comunitárias da Guiné-Bissau, o que vai alargar de forma considerável a base de ouvintes do canal. Outra das apostas da RDP África é o desafio online, propondo posicionar-se cada vez mais como a grande plataforma de comunicação em língua portuguesa, em África”.
A RDP África conta com uma equipa de 26 profissionais (entre realizadores, jornalistas e produtores), a que se juntam correspondentes em todos os PALOP. É uma rádio generalista, que junta a informação ao entretenimento e que projeta no mundo as culturas lusófonas.