Vai chover dança no ecrã da RTP2 aos sábados no mês de Abril. Sente-se e disfrute de alguns dos mais notáveis espetáculos de dança dos últimos tempos.
Dia 3 apresentamos Betroffenheit dos multipremiados Jonathan Young e Cristal Pyte, que nos faz encontrar luz na escuridão ao tratar em palco temas como o trauma e a saúde mental.
Dia 10 assistimos a White Darkness , em o coreógrafo Nacho Duato reflete intensamente sobre a dependência de drogas, situação que viveu de perto com a morte prematura da irmã, a quem o trabalho é dedicado, seguido de The Lavender Follies de Joseph Hernandez – “uma carta de amor à performance”, que funde gêneros de dança tão diversos como Broadway, cabaré, ballet clássico e até artes marciais, ambos os trabalhos dançados pelo Ballet de Monte Carlo.
A meio do mês, dia 17 é a vez de The Feeling of Going uma produção teatral de grande escala, visualmente deslumbrante do coreógrafo Ben Wright, ambientada no hipnotizante álbum GO, do vocalista do Sigur Rós, Jónsi.
Quase a fechar este ciclo a RTP 2 apresenta com o Festival DDD – Dias da Dança a peça A room with a view do colectivo francês (La)Horde para o Ballet de Marseille, um choque sonoro e visual para vermos o mundo que ai vem.
Fechamos em português com o documentário Bow, uma co-produção RTP / Companhia Nacional de Dança que retrata o regresso da CNB aos palcos depois do grande confinamento, e assim comemoramos o Dia Mundial da Dança no dia 29.