Peça de Beatriz Brígida Melo, com encenação e direção de atores de Flávia Gusmão e as interpretações de Ana Cris, Flávia Gusmão, Marta Félix, Nuno Gil, Raquel Rocha e Venâncio Calisto.
Octávio, Madalena e Orlando são três pinguins que decidem ir conhecer a Antártida. Durante esta aventura encontram Simão, um pinguim solitário que os três não reconhecem como igual, ou não tivesse ele uma popa amarela. Provas e concursos para ver quem pesca ou nada ou desliza melhor no gelo não resolvem a questão e só quando vivem o perigo de enfrentar Cristiana, a Foca Leopardo que precisa de provar às irmãs que é feroz, é que as coisas se compõem.
O que nos torna mais diferentes dos outros ou o que nos torna mais iguais a outros? Com passos apressados e vontade de conhecer a Antártida três pinguins vêm-se perante algo que não eles mesmos, a estranheza do desconhecido leva-os a questionar: o que é afinal ser um pinguim?
Começa então a aventura, as provas e os desafios numa busca incessante por uma resposta que tem de ir contra monstros e alguns percalços pelo caminho. Será que há uma resposta correta ou melhor, será que eles encontram a resposta?
São estas algumas das questões que num cenário gelado e numa fábula irrequieta tentaremos responder.