Uma visita guiada pela história da cultura portuguesa, com Paula Moura Pinheiro.
Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista selecionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional. Pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitetura industrial.
O que conta é a excecionalidade da peça e o que ela nos conta sobre o tempo histórico que a produziu. Para cada uma das emissões contamos com um especialista, na maioria dos casos historiador. Produzido pela RTP 2 para televisão e pela Antena 1 para rádio, o programa começou a ser emitido semanalmente em março de 2014 com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro.
No primeiro episódio da nova temporada, iniciamos a nossa visita na vila portuguesa de Freixo de Espada à Cinta.
Aqui vamos conhecer a história da localidade situada no nordeste transmontano e uma das mais isoladas entre as povoações portuguesas da raia.
Ninguém passa por Freixo se não quiser lá ir. A situação geográfica ditou um destino singular para as gentes de Freixo e esculpiu-lhes o carácter. De D. Afonso Henriques a Guerra Junqueiro, um filho de Freixo, passando pela invasão dos judeus fugidos das Espanhas no séc. XVI, eis uma visita obrigatória, guiada pelo investigador freixenista Jorge Duarte.