O conservacionista e explorador Evrard Wendenbaum faz uma viagem única aos últimos ‘mundos desconhecidos’ da Terra.
Escalador e montanhista, Evrard Wendenbaum percorreu as zonas mais remotas do planeta, territórios de difícil acesso que constituem refúgios para milhares de espécies animais e vegetais ameaçadas pela atividade humana e aquecimento global.
O francês organiza grandes expedições científicas que permitem explorar ambientes naturais espetaculares e muitas vezes inóspitos com enorme potencial para descobertas naturais e arqueológicas. O objetivo é divulgar a extraordinária biodiversidade destes tesouros naturais, sobretudo em termos de espécies endémicas, para que sejam classificados como áreas de conservação.
Verdadeiro aventureiro do século XXI, Wendenbaum lidera o caminho para que as equipas de cientistas acedam a territórios impenetráveis. Para descobrir, estudar e proteger essas áreas hostis e perigosas, as equipas aventuram-se em icebergs na Groenlândia, rápidos íngremes na Indonésia e um labirinto rochoso gigante na cordilheira Makay em Madagáscar.
Do mapeamento dos lêmures de Madagáscar à observação do menor bovídeo do mundo na Indonésia, a uma análise acústica submarina no Ártico, a ciência e a aventura unem esforços para proteger a flora e fauna mais preciosas.