A presente edição do Festival Jovens Músicos tem características invulgares resultantes da pandemia: pela primeira vez em 10 anos, a programação do Festival não inclui a revelação de novos laureados já que a edição do Prémio deste ano foi cancelada. E é invulgar, também, pelo facto de os eventos associados se realizarem em diferentes pontos do país, com vários concertos abertos ao público, em diferentes salas e transmissões através da Antena 2 e RTP Palco.
O Festival incluirá também a transmissão de vários momentos de edições de anos anteriores e, ainda, a disponibilização em streaming de concertos gentilmente cedidos pela Casa da Música.
Para o diretor do Prémio e do Festival Jovens Músicos, Luís Tinoco, “o Prémio Jovens Músicos e a Antena 2 pretendem, assim, contribuir para reanimar o meio, contrariar a estagnação dos últimos meses e evitar que os jovens músicos sintam o desânimo de terem os seus projetos hipotecados. Mesmo com o concurso não finalizado, o Festival assume uma particular relevância e simbolismo, transmitindo uma mensagem de resiliência com a noção de que a vida musical pode começar a recuperar o seu importante espaço na vida cultural do país“.
Todos os concertos que integram a 10ª edição do Festival Jovens Músicos serão transmitidos no site da Antena 2 e na RTP Palco. Podendo ainda acompanhar as emissões diárias, a partir das 17h00, na Antena 2. Este ano vamos estar na Fundação Gulbenkian (Lisboa), na ESMAE (Porto) e em Loulé.