Estreia: Sábado, 15 de Agosto às 21:55, na RTP2

Nova criação de Daniel Cardoso para o Quorum Ballet sobre os tempos paradoxais que vivemos.

 

Vivemos os tempos mais estranhos e inacreditáveis da nossa era. Este nosso mundo que se move a uma velocidade vertiginosa finalmente “parou” e a humanidade isolou-se. Deixámos de correr e o calendário “desacelerou”, fechados em casa a pensar se ainda sabemos o que fazer do tempo que nos parece sobrar…

São tempos contraditórios, repletos de paradoxos e que nunca pensámos ser possível acontecerem à escala global. Sentimo-nos mais pequenos e impotentes para controlar as nossas vidas. Passámos de poder experienciar, sentir e cheirar qualquer canto do globo, para estarmos confinados nas nossas casas assistindo a tudo à distância de um ecrã. Vivemos a ilusão da proximidade nesse ecrã, através do virtual, enquanto a proximidade real nos é recusada.

Não podemos beijar, não podemos tocar, não nos podemos movimentar, não podemos conviver e não podemos abraçar quem amamos. Vivemos a época do “não”, da frieza e do distanciamento físico e apercebemo-nos que tudo o que dávamos por adquirido afinal se pode esfumar em segundos: perdemos a liberdade.

 

 

Nunca estivemos tão longe e em simultâneo tão perto. Mas também nunca estivemos tão sós e a precisar tanto da ajuda uns dos outros. Apercebemo-nos a cada dia que precisamos cuidar e ser cuidados e que as diferenças perdem sentido perante dificuldades comuns, perante algo maior que nos congrega numa responsabilidade partilhada de interdependência e respeito.

Perdemos a nossa liberdade, mas conquistámos tempo; perdemos a nossa liberdade, mas obtivemos perspetiva de vida; perdemos a nossa liberdade, mas ganhámos uma oportunidade única de nos reencontrarmos. Enquanto a humanidade pede “socorro”, passamos os dias no nosso sofá…

 

Ficha Técnica

Título

S Ó S

Direção Artística, Conceito e Coreografia

Daniel Cardoso

Bailarinos

Beatriz Graterol, Fernando Queiroz, Inês Godinho, Margarida Carvalho, Mariana Matos, Pedro Alves

Ensaiadores

Kim Potthoff e Rui Reis

Figurinos, Desenho de Luz e Espaço Cénico

Daniel Cardoso

Música

Christian Loffler, Claude Debussy, Erik Satie, Kalakan e Olafur Arnalds

Sonoplastia

Pedro Gonçalves

Produção

Raquel Vieira de Almeida

Ano

2020

Duração

40'