Estreia: Quinta, 6 de Agosto às 22:10, na RTP2

A história do naufrágio que ninguém queria contar. Minissérie italiana de 2 episódios baseada num caso real.

 

Na véspera de Natal de 1996, Sara Ferro, pescador da pequena vila piscatória siciliana de Portopalo di Capo Passero, em Siracusa, resgata um náufrago no mar tempestuoso. Nos dias seguintes, o mar começa a devolver cadáver atrás de cadáver. Quem são estes homens? E o que lhes aconteceu?

Inspirada no livro “I Fantasmi di Portopalo” de Giovanni Maria Bellu, a minissérie conta a história da trágica morte de cerca de trezentos imigrantes ilegais ao largo da costa siciliana, em 1996, e a história do pescador Salvatore Lupo, que em 2001 teve a coragem de contar a verdade sobre o naufrágio do F174.

Tudo começou na manhã de 24 de dezembro de 1996 com o avistamento de um náufrago no meio do mar, um adolescente com traços indianos que Sara Ferro salva quando regressa de uma pescaria no mar tempestuoso. O rapaz não se recorda de nada, não fala italiano e não consegue comunicar. É o prenúncio de uma tragédia que está prestes a abater-se sobre Portopalo e que ganha forma nos dias seguintes, quando um cadáver é recolhido na rede de um dos pescadores. O capitão do barco entrega o corpo à Capitania do Porto, o que resulta na apreensão do barco como cena do crime.

Nos dias seguintes, outros pescadores, entre eles Sara, encontram também cadáveres nas suas redes. A frota corre o risco de ser toda apreendida e a pesca interrompida, o que seria o fim da economia de Portopalo. Por unanimidade, os pescadores decidem não arriscar, e devolver os cadáveres ao mar não dizendo nada a ninguém. Também Saro irá alinhar com a maioria, apesar de se sentir deveras desconfortável com a situação.

Ficha Técnica

Título Original

I Fantasmi di Portopalo

Realização

Alessandro Angelini

Argumento

Giuseppe Fiorello, Paolo Logli, Alessandro Pondi, Alessandro Angelini e Salvatore Basile

Intérpretes

Giuseppe Fiorello, Giuseppe Battiston, Roberta Caronia, Bagya Lankapura, Angela Curri e Domenico Centamore

Produção

Picomedia em colaboração com Ibla Film e Rai Fiction

Ano

2020

Duração

50' | 2 episódios