Programa da Antena 1 aborda os processos não convencionais de aquisição de conhecimento que acontecem nas periferias da sociedade.

Estreou-se em novembro de 2019 e foi agora distinguido na categoria de “Melhor Podcast” pelos Prémios SAPO 2020. Semanalmente, em “Cidade Invisível”, contam-se histórias na primeira pessoa, ouvem-se testemunhos e entrevistas num ambiente informal.

Os autores do programa, João Pedro Galveias, Sérgio Noronha e António Guterres, e o produtor, António Santos, veem agora o seu trabalho reconhecido por um grupo de jurados independente, composto por vários profissionais na área da publicidade, marketing e comunicação.

 

Uma experiência muito enriquecedora

“Fazer parte deste programa tem sido uma experiência muito enriquecedora. É que a cidade é mesmo invisível para mim e para o Sérgio, se bem que o António já conhecia a maior parte dos casos, mas tem sido um gosto muito grande dar a conhecer estas pessoas, permitir que toda a gente as conheça um pouco melhor e conheça o trabalho de elas. Eu espero que nós consigamos manter este nível de trabalho nas próximas edições”, admite João Pedro Galveias.

Algo único

Também para Sérgio Noronha a “Cidade Invisível” revelou-se um desafio enriquecedor: “não só por ter conhecido o António Guterres, um poço de sabedoria relativamente a este tipo de pessoas que estão de facto invisíveis, como igualmente ao conhecer estas pessoas, as experiências e saberes que temos de captado ao longo deste quase um ano de emissões, independentemente do prémio, só pelo programa, pela experiência de o realizar, tem sido algo único”.

Exemplo de serviço público

António Guterres congratula-se pela atribuição do prémio, considerando que  se trata de um “bom recado, no sentido em que existem realidades que muitas das vezes não fazem parte da agenda dos media.  A Cidade Invisível demonstra o serviço público, efetuado pela Antena 1, e comprova que existe público e interesse neste tipo de conteúdos – que, infelizmente, não têm merecido um lugar nos meios de comunicação social. Este prémio é um incentivo. Conseguimos organizar uma ‘comunidade radiofónica’, com convidados de contextos diversos e meios de produção distintos”, refere.

A Antena 1 “rebenta de orgulho”!

Rui Pêgo, diretor de programas da Antena 1, parabeniza todos os envolvidos, começando por revelar que a ideia do programa não é de agora. Aliás, “tem uns anos. Nasceu de uma conversa, por iniciativa do João Pedro Galveias. Desde esse momento, ficava um brilhozinho nos olhos sempre que falávamos da ideia de trazer para a superfície o que de verdadeiramente extraordinário, criativo, é produzido em comunidades que vivem, trabalham e amam, fechadas sobre si próprias, muitas vezes, quase sempre, sem contacto sequer com o lado visível da sociedade. Este prémio é o reconhecimento da vitalidade dessas comunidades e do seu contributo para a cultura urbana e uma homenagem ao Sérgio Noronha, ao António Guterres e ao João Pedro Galveias, autores e protagonistas desta ilha de comunicação que, semanalmente, mostra a ‘Cidade Invisível’. A Antena 1 rebenta de orgulho!”.

 

O “Melhor Podcast” de 2020 pode ser ouvido e subscrito nas mais variadas plataformas digitais, começando desde logo pela RTP Play.