Nos dias 30 e 31 de maio, entre as 8h00 e as 13h00, na RTP2 a programação é da responsabilidade da Monstrinha. Aqui irão encontrar um conjunto de filmes para os mais novos.
Neste espaço serão exibidos os filmes que iriam ser apresentados na edição 2020 do Festival, bem como alguns dos filmes que estiveram presentes em edições anteriores. Serão 10 horas de animação com uma programação dos 0 aos 14 anos com filmes na sua maioria nunca vistos em televisão.
SÁBADO
Baby MONSTRINHA é um programa de sensações, onde a cor, o movimento e as formas simples são a base. Mas há sempre pequenas histórias sobre a amizade e o companheirismo como a “A Hora do Morcego” ou “A Toupeira de Retalhos”.
MONSTRINHA 3 aos 5: Começam a aparecer histórias mais completas, mas a cor, a brincadeira, a natureza com o “Papagaio de Papel”. Tal como as amizades improváveis em “Extremos Opostos” e a família e a amizade em “Dois Elétricos”.
MONSTRINHA 6 aos 9: Surgem temas mais fortes e que provocam pensamento sobre a diferença, a estética e o corpo em “O Tigre Sem Riscas”. Mas questões da atualidade, como os refugiados, também marcam presença em “A Caixa”.
MONSTRINHA Famílias: A importância do outro e de ajudar todos em o “Amoras”, bem como a importância dos que se cuidam e cuidam da família em “A Raposa que perdeu a Cabeça” e o convívio em “Um Passeio pelo Bosque”.
MONSTRINHA 10 aos 14: Os novos confrontos e paradigmas dos jovens em “Historias de Arco-íris” ou também a importância das novas tecnologias e formas de relacionamento e comunicação dos jovens no filme “O Mensageiro”.
DOMINGO
Baby MONSTRA: As cores, a natureza e a amizade em “Pik Pik Pik”. Amizade com os animais de companhia em “Um Cão a Teu Lado” e os medos que a amizade ajuda a resolver em “Os grandes Dentes de Charlie”
MONSTRINHA 3 aos 5: Como enfrentar os medos e ultrapassá-los em “O Pinguim que não gosta de água”, mas também a importância das questões da família em “Deixa uma Marca” e as preocupações com o ambiente em “Crankub”.
MONSTRINHA 6 aos 9: Como enfrentar as questões da perda com “O Papagaio”. E os amores que surgem nesta idade no filme “O Gelato” ou as respostas a perguntas difíceis em “De onde vêm os bebés”.
MONSTRINHA Famílias: Como enfrentar na família a diferença, alguém que vê (ou não) o mundo de forma diferente em “A Cara de Carlota”; ou como começar a gostar de alimentos que as crianças não adoram em “Adota um Brócolo” e como resolver problemas quando nos parece uma criatura má pela frente em o “Capuchinho Vermelho”.
MONSTRINHA 10 aos 14: Nesta sessão com “Lá em Cima” vamos conhecer através dos recortes uma das técnicas de animação mais tradicionais, os problemas da natureza e do ambiente, bem como da amizade. Mas os problemas do desemprego também é uma das temáticas abordadas através de um astronauta “Sem gravidade”.