Fique em Casa… de Fados! traz-nos a magia das casas de Fado para a rua. À porta de algumas das mais emblemáticas casas de Fado da cidade de Lisboa, 12 fadistas partilham memórias da história do Fado e levam a casa de todos os portugueses um género que é agora Património Imaterial da Humanidade.
Para um fadista tudo começa na casa de fados, espaço vivo de aprendizagem, transmissão e fruição cultural do Fado e da Guitarra Portuguesa. É ali que recebe os ensinamentos dos mais antigos. É ali que aprende a conhecer os repertórios poéticos, as melodias e o legado dos grandes pilares da tradição fadista. É aqui que cresce, enquanto artista, para passar a integrar, em nome próprio, uma herança coletiva que conta com uma história aproximada de dois séculos e que se assume, ainda hoje, em pleno século XXI, como um património vivo e universal.
1 Museu, 11 Casas de Fado, 12 Fadistas, 25 Guitarristas nas ruas de Lisboa para todo o país. Num périplo que começa na Mesa de Frades escutamos Teresinha Landeiro e Pedro Castro. Passamos pela Parreirinha de Alfama com Ana Margarida e Paulo Valentim e seguimos para a Casa de Linhares onde nos esperam Fábia Rebordão e Jorge Fernando. No Clube de Fado escutamos Miguel Capucho e no Café Luso é a vez de Yola Dinis e Marco Rodrigues nos trazerem outro tema. É também com Marco Rodrigues que passamos pela Adega Machado. Seguimos esta viagem pela nossa cultura com Teresa Tapadas pelo Páteo de Alfama e junto ao O Faia encontramos Ricardo Ribeiro. Natalino Jesus brinda-nos com um tema à porta d´A Severa, Vanessa Alves estará no Senhor Vinho e Hélder Moutinho na Maria da Mouraria. Terminamos esta viagem no Museu do Fado com Filipa Cardoso.
Fique em Casa… de Fados! é um documentário musical de Ivan Dias numa coprodução da Zerkalo, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC – Museu do Fado e RTP.
Das ruas de Lisboa para a casa dos portugueses levamos a história destes emblemáticos espaços da nossa cultura pela voz de vários artistas, numa emissão para acompanhar no próximo sábado, às 14h15, na RTP1. Cada fado será também emitido nas redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu do Fado.