Nova temporada da série catalã protagonizada por Merlí, um professor pouco convencional que mostra como a filosofia pode ajudar a resolver os problemas do quotidiano.
Pronto para dar início às aulas para o último ano do “ensino médio” no Instituto Ángel Guimerá, o professor Merlí (Francesc Orella) terá novos – e velhos – problemas para resolver. Merlí é um professor de Filosofia muito especial, culto, sedutor e com uma moral própria. O seu humor mordaz e irónico é irritante para os outros professores mas para os alunos é original, divertido e estimulante. Graças à sua forma de ensinar, os alunos refletem, questionam e são verdadeiros ‘peripatéticos’ do século XXI.
As aulas recomeçam após as férias de Natal, mas tudo se complica com a chegada de dois novos docentes: Gabi, um jovem professor de Literatura, e Silvana, professora de História que ganha o apreço dos alunos e desperta os ciúmes de Merlí por deixar de ser o único professor popular da turma. Com o final do ano a aproximar-se, Merlí enfrenta várias mudanças, tanto na escola como em casa.
Bruno vai para Roma e a mãe faz uma digressão de teatro por Espanha. Merlí, que sempre preferiu ser independente e não ser incomodado por ninguém, sofre com a solidão. Para além disso o seu relacionamento com Gina está em risco. É preciso repensar muita coisa e adaptar-se a novas situações o que faz com que Merlí se converta no seu pior inimigo. Enquanto os alunos passam por momentos decisivos, com as provas de acesso à universidade a aproximar-se, Merlí faz todos os possíveis para manter o lugar que conquistou, de professor favorito de todos os seus ‘peripatéticos’.