Quinta, 20 e 27 de Fevereiro às 22:55, na RTP2

Uma janela inédita que se abre sobre a capital do Irão e mostra o quotidiano dos seus habitantes, revelando momentos hilariantes e de profunda emoção

 

Série documental em duas partes realizada por Hamid Jafari, Shiva Sanjari, Ebrahim Mokhtari, Zohreh Soleimani e Esmael Monsef sobre a vida em Teerão, plena de intensos momentos de alegria, tristeza, amor, devoção ou luto.

Para além das questões políticas e religiosas, a série destaca a vida e os destinos dos habitantes da cidade, sejam eles um jovem casal que gere, sem autorização estatal, um pequeno bazar de café ambulante, uma assistente social ex-prostituta e ex-toxicodependente, um mestre de cerimónias num cemitério ou de uma esteticista num salão de beleza.

 

 

2019 marcou o 40º aniversário da Revolução Iraniana, e foi uma boa oportunidade para voltar a Teerão e testemunhar as rotinas dos seus habitantes. Como na maioria dos lugares do mundo, a beleza e o amor são os assuntos favoritos das conversas nos salões de beleza. Mas também questões sobre a vida e a morte, que são abordadas por pessoas bem-dispostas, cuidadores e pessoas enlutadas.

Entretanto, podemos acompanhar as aventuras de um jovem casal, com a sua carrinha de café, pelos diferentes bairros da capital. Através de cenas da vida, cada episódio revela as suas histórias, abordando de um modo único temas como o amor, a beleza, a vida ou a morte graças às personagens peculiares.

 

Ficha Técnica

Título Original

Un Jour à Teheran

Realização

Hamid Jafari, Shiva Sanjari, Ebrahim Mokhtari, Zohreh Soleimani e Esmael Monsef

Produção

Christine Camdessus e Serge Gordey | Alegria, ARTE

Ano

2018

Duração

52' | 2 episódios