Estreia: Terça, 4 de Fevereiro às 23:40, na RTP2

Oito países, oito museus e as suas obras-primas na visão pessoal de artistas de renome

 

Atenuando as fronteiras entre entretenimento e cultura, esta série documental mostra-nos uma requintada seleção dos mais famosos museus do mundo.  Vamos conhecer o Musée d‘Orsay de Paris, a Galeria Uffizi de Florença, o Museu do Prado, em Madrid, o Rijksmuseum de Amesterdão, a Alte Nationalgalerie, em Berlim, o Kunsthistorisches Museum de Vienna e o Museu de Munch, em Oslo.

Cada museu tem o seu próprio caráter. Tem espírito, biografia, desafio, uma missão. Alguns são rebeldes, outros conservadores, alguns são até impetuosos. Cada um será apresentado por um convidado de renome internacional, seja um artista, designer de moda, ator ou autor best-seller.

Artistas de todos os géneros, como a estilista Vivienne Westwood, a cantora lírica Joyce DiDonato, a artista plástica Julie Mehretu, a coreógrafa Sasha Waltz, o designer de moda Wolfgang Joop, o fotógrafo Erwin Olaf, a artista plástica Katharina Grosse e o escritor Karl Ove Knausgård, apresentam uma visão pessoal de obras-primas icónicas, contextualizadas pelo historiador de arte e professor britânico Matt Lodder.

 

 

No 1º episódio: Rijksmuseum – Amesterdão

No século XVII, Amesterdão era o coração de uma nação com confiança renascida, rica e na moda. Foi uma fase em que os Países Baixos emergiam de um longo período de guerra e se tornavam a maior nação comercial do mundo. A riqueza gerou uma nova classe média que, por sua vez, deu um excelente mercado para a pintura.
No século XIX, no surgimento de uma nova era da História neerlandesa, era preciso um museu para consolidar o sentido de identidade nacional. Esse museu foi o Rijksmuseum.

 

Ficha Técnica

Título Original

The Art of Museums

Conceção

Georg Tschurtschenthaler

Realização

Ralf Pleger, Sylvie Kürsten, Julie Kirchhoff e Barbara Weissenbeck

Produção

Christian Beetz | Gebrüder Beetz Media

Ano

2018

Duração

52' | 8 episódios