Estreia: Sábado, 6 de Abril às 18:05, na RTP2

Descubra a intimidade dos habitantes de Uz, nas montanhas do norte de Portugal, uma história do amor perdido entre as saudades de casa e a necessidade de imigrar, num filme de João Pedro Plácido.

 

Nas montanhas do Minho, numa povoação isolada esvaziada pela imigração, vivem quatro gerações repartidas por uma cinquentena de pessoas. Podiam ter partido, como muitos nortenhos, mas escolheram ficar e continuar a praticar o seu modo de vida ancestral, ligado à agricultura de subsistência. Longe do rebuliço da modernidade, ao ritmo das quatro estações vivem uma existência simples e plena, onde o trabalho impera mas a paixão não é descurada.

Uz é uma pequena aldeia minhota de casas em pedra, a mais de 20 quilómetros de Cabeceiras de Basto. Depois de quase toda a população ter emigrado, restam apenas 49 habitantes, que subsistem da agricultura e da pastorícia. Entre a recordação do passado e a esperança no futuro, acompanhamos as suas vidas durante as quatro estações de um ano. Entre os habitantes encontramos António, um emigrante que realizou o sonho de voltar às origens e que prepara a festa de Verão da aldeia, e Daniel, um jovem pastor que sonha encontrar o amor da sua vida.

Realizado e escrito por João Pedro Plácido e Laurence Ferreira Barbosa, o documentário foi galardoado com o Prémio Liscont e Prémio Escolas/IADE para Melhor Longa-Metragem no Doclisboa´14 e o prémio Gentiana de Prata para Melhor Contribuição Técnica e Artística no Festival de Trento IFF (Itália).

 

 

Ficha Técnica

Título Original

Volta à Terra

Realização

João Pedro Plácido

Autoria

João Pedro Plácido e Laurence Ferreira Barbosa

Intérpretes

Daniel Xavier Pereira, António Guimarães, Daniela Barroso e os uzenses

Música

Nicolas Rabaeus

Produção

O Som e a Fúria, Close Up Films, Les Films de L´Air

Ano

2014

Duração

74'

Relacionados