Em 2018 a RTP participa, mais uma vez, no projeto da EBU, “New European SongBook”. A edição de 2018 do “New European SongBook” é a terceira coletânea de músicas e vídeos originais, encomendados por emissoras europeias de serviço público de televisão. Estas coletâneas estão unidas por um conceito temático, que em 2018 é “Guerra e Paz”, assinalando o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial. Nove estações associadas da União Europeia de Radiodifusão (EBU) contribuíram para a coleção deste ano.

A canção da RTP chama-se “Conta-me dos vivos”, com letra e música de André Henriques, interpretação de Cristina Branco, e com Fábio Jevelim nos teclados e Hélio Morais na bateria.

O autor da canção, André Henriques é letrista, guitarrista e vocalista dos Linda Martini, uma banda de rock, com influências de post-rock e punk, e “um dos atos sonoros mais aclamados do panorama musical português” (in GQ 2018.02.08).  A intérprete da canção, Cristina Branco, é sinónimo de sofisticação. Numa área de fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o caso do fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada em poetas eternos-clássicos, compositores requintados e músicos de excelência que transpõem uma aura única ao vivo.

 

Coleção “New European SongBook” 2018:

* Dark Was The Night Cold Was The Ground – Cari Cari (ORF / Austria)

 

* La Jeunesse des Morts – Birds on a Wire (France Télévisions)

 

* Ein Alter Krieg – Sarah Lesch (WDR / Germany)

 

* At the Heart of Longing – Ingrid Olava (NRK / Norway)

 

* Conta-Me Dos Vivos – Cristina Branco & André Henriques (RTP / Portugal)

 

* Sama – Vladimir Graić & Danica Krstic (RTS / Serbia)

 

* We are Sorry We Died – Peter Kernel (RSI / Switzerland)

 

* Chant de Paix – Noga (RTS / Switzerland)

 

* Aláfià – Femi Temowo (BBC / UK)

 

Um documentário com todas as canções e reflexões dos artistas sobre o tema é produzido pela NRK, cofinanciado por estações emissoras da Alemanha, Suíça, Portugal e Áustria e será exibido no dia 17 de novembro na RTP2. Todos os videoclips serão exibidos ao longo da emissão da RTP2 no dia 11 de novembro, o dia em que se assinalam os 100 anos do fim da 1ª Guerra Mundial.