Uma minissérie alemã sobre a emigração europeia
Durante um longo período, a Europa foi um continente de emigrantes. Entre 1840 e 1939, cerca de 55 milhões de europeus deixaram as suas casas e partiram para a América. No maior movimento migratório da história, as pessoas viraram as costas ao Velho Continente em busca de fortuna no Novo Mundo.
Esta minissérie de quatro episódios viaja por um século cheio de sonhos, inovações e oportunidades, mas também de guerra, exclusão e destruição. Em cenas ficcionadas, os próprios emigrantes revelam, através de cartas, diários e relatórios, os seus motivos e experiências. Através de fotografias raras, filmagens de época e o testemunho de especialistas dos EUA, Reino Unido, Suécia e Alemanha, esta minissérie de Kai Christiansen fala sobre a criação de um novo continente, com grandes ideais de igualdade e democracia mas onde também se inventaram as quotas de imigração e se fecharam fronteiras mesmo quando a miséria do outro lado era insuportável.
«Lembre-se, lembre-se sempre, que todos nós, e você e eu especialmente, somos descendentes de imigrantes e revolucionários.» Franklin D. Roosevelt
No primeiro episódio:
A Partida
América, 1860. Na vila de Watertown, o político Carl Schurz ensaia um discurso de campanha no qual declara o seu apoio a Abraham Lincoln.
Criminoso, general, ministro do interior, o emigrante Carl Schurz pode falar de uma carreira espantosa…