A RTP continua a conquistar o mercado internacional.

Cinco projetos da RTP estão nomeados para a 32ª edição dos Prix Europa e dia 19 de outubro serão conhecidos os vencedores no Festival Continental Media Berlim & Potsdam. A RTP concorre ao lado de outras produções europeias, em diferentes áreas: televisão, rádio e digital.

Para “Melhor Programa de Ficção” em televisão encontra-se nomeada a série 3 Mulheres, que tem como história central a vida de três mulheres que enfrentaram o regime da ditadura em Portugal – Natália Correia, Vera Lagoa e Snu Abecassis. Um projeto que poderá acompanhar, semanalmente, a partir de dia 26 de outubro, às 22h30, na RTP1.

Na vertente de rádio, a grande reportagem da Antena 1Frente de Fogo, está nomeada na categoria de “Melhor Documentário”. Um trabalho da jornalista Isabel Meira sobre os incêndios ocorridos em 2017 em Pedrógão Grande. A história de Rui Rosinha, um dos bombeiros feridos, que só regressou a casa ao fim de seis meses, depois de várias operações e internamentos em diferentes hospitais.

A grande reportagem Jamaica é também Portugal, da Antena 1, está igualmente nomeada na categoria “Assuntos Atuais de Rádio”. A jornalista Rita Colaço mostra-nos o dia a dia de moradores do bairro da Jamaica, no Seixal, marcado pelo constante medo de perderem as suas casas.

De destacar ainda a nomeação da web rádio Zig Zag na categoria de “Melhor Áudio Digital”.

O conceituado júri dos Prix Europa 2018 indicou ainda a RTP na vertente do digital. A web-série Amnésia, na categoria de “Melhor Projeto Online”. Um thriller policial que conta a história de uma jovem blogger de sucesso que, na manhã da publicação do seu primeiro romance, acorda com o namorado morto ao seu lado.

Os Prix Europa são um dos mais prestigiantes e influentes festivais de media. O evento reúne mais de 1.000 profissionais da indústria audiovisual e tem como objetivo fomentar a produção europeia e estreitar laços entre produtores de televisão, rádio e digital.