O mestre Hayao Miyazaki encarregou o filho Gôro de realizar uma das suas fábulas mágicas, desta vez sobre a fascinante beleza do porto de Yokohama, num Japão que renasce da guerra
Kokuriko-zaka kara é um rico e vibrante filme de animação de Gôro Miyazaki, com uma banda sonora criada a partir de música da época, que mostra de forma perfeccionista as emoções de um romance jovem e a esperança de um novo amanhecer.
Passado em Yokohama no ano de 1963, A Colina das Papoilas conta a história de amor entre dois jovens estudantes, que viriam a fazer parte da primeira geração do novo Japão. Umi Matsuzaki cuida dos irmãos e da avó, além de trabalhar e estudar. Quando conhece Shun Kazama, uma profunda amizade nasce entre os dois e juntos vão lutar para preservar um velho edifício que está prestes a ser demolido por causa das Olimpíadas de Tóquio de 1964. Enquanto o país começa a reerguer-se da devastação da II Guerra Mundial, uma nova geração esforça-se por seguir em frente com vista a um futuro próspero, ao mesmo tempo que tentam não perder os vínculos com um passado que fez deles aquilo que são.
Gorô Miyazaki trabalhou como paisagista e colaborou no projeto do Museu Ghibli de Mitaka, até decidir experimentar a realização em 2006 – com o filme “Tales from Earthsea“. Uma gigantesca discussão com o pai, que se opôs à ideia, afastou-os durante vários anos. Só o facto de ter tido um filho (o primeiro neto de Hayao) os reaproximou e possibilitou a realização desta obra a quatro mãos.