Neste vídeo de apresentação da canção que irá representar Portugal, as artistas iniciaram as gravações na Base Naval do Alfeite, em Almada, e depois embarcaram no navio-escola Sagres, com a companhia da tripulação. No final garantiram que nunca irão esquecer a experiência: “Este dia correu maravilhosamente. Fizemos coisas que quase ninguém tem o privilégio de fazer e sinto-me muito grata por estar aqui”, afirmou Cláudia. “Foi bonito, nunca me vou esquecer deste dia”, completou Isaura. Podem ver aqui a reportagem da RTP sobre a gravação do postal de Portugal.
Um símbolo português, o navio-escola Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de “Albert Leo Schlageter”. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a Marinha Alemã. Em 1962 foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Para além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. O navio-escola Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no estandarte nacional.
A canção “O Jardim” foi a grande vencedora do Festival da Canção 2018, reunindo as preferências do júri e do público. Composta por Isaura e interpretada por Cláudia Pascoal, “O Jardim” tem acesso garantido à Grande Final do Festival Eurovisão da Canção, uma vez que Portugal é o país anfitrião do concurso musical graças à vitória de Salvador Sobral em 2017, em Kiev.
Até ao Festival Eurovisão da Canção 2018 podem acompanhar todas as novidades sobre as representantes portuguesas no Facebook e Instagram do Festival da Canção, assim como no Facebook e site do Festival.
Veja mais fotografias das gravações dos postais, em Portugal.