Durante 6 meses, António Raminhos irá, apenas, comprar e usar alimentos e produtos desenhados, fabricados ou idealizados em Portugal. Para esse efeito irá começar por esvaziar a sua casa de tudo o que não seja 100% Português. A dúvida é se, tirando a sua família, sobrará alguma coisa lá dentro.
António Raminhos terá como missão substituir todos os produtos, utensílios e objetos que irá retirar de sua casa por produtos portugueses. Para isso ele terá de iniciar uma busca por todo o território nacional, de norte a sul do país, e proceder à análise da sua origem, do seu preço e da sua concorrência, falando com os seus vendedores e fabricantes.
Hélder Marques (produtor executivo ShineIberia), Daniel Deusdado (Diretor Programas RTP1) e António Raminhos
Para conseguir realizar este desafio, António Raminhos poderá contar com a ajuda da sua família e amigos. Ele tentará convencê-los a ajudá-lo e, ao mesmo tempo, que também eles procurem viver uma experiência semelhante, ou seja, que abracem a Missão: 100% Português. Este formato será uma forma de reflexão sobre os produtos nacionais com um toque humorístico.
Será que é preciso comprarmos tanta coisa barata e desnecessária ou deveríamos dar mais valor à qualidade sobre a quantidade? Consumir menos é apostar na sustentabilidade. Consumir produtos de proximidade é mais ecológico, saudável e responsável.
Durante os 24 programas iremos acompanhar a vida de António Raminhos e da sua família. Os episódios serão estruturados em função dos produtos procurados pelo António Raminhos. Para isso ele irá contar com a ajuda de pessoas locais ou de alguns dos seus amigos para encontrar e conhecer muitos produtos portugueses, tudo isso num registo descontraído e de acordo com a sua personalidade.
“Missão 100% Português” estreia dia 10 de fevereiro, na RTP1.