A cerimónia, realizada hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, assinalou também a passagem de testemunho de Kiev à cidade de Lisboa.
O aguardado sorteio foi apresentado por Filomena Cautela e Sílvia Alberto, duas das apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018. Os países automaticamente qualificados para a Grande Final (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião Portugal) ficaram a saber em que dia poderão votar nos outros concorrentes. O sorteio determinou que Portugal irá votar na 1.ª semifinal, juntamente com Espanha e Reino Unido, enquanto Itália, França e Alemanha votarão na 2.ª semifinal.
Os restantes 37 países a concurso ficaram a saber em que dia irão atuar. O sorteio foi supervisionado por Jon Ola Sand, Eurovision Executive Supervisor, por Thomas Niedermeyer, Director of International Project Managment da digame, parceiro de televoto da Eurovisão, e por João Nuno Nogueira, Executive Producer of Eurovision Song Contest 2018.
Na cerimónia de passagem de testemunho, o Presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitali Klitschko, representou a cidade anfitriã de 2017 e passou a insígnia do Festival Eurovisão da Canção a Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assinalando assim oficialmente Lisboa como a nova cidade anfitriã do concurso musical.
Resultado do sorteio para as semifinais:
Semifinal 1 (dia 8 de maio) – 1.ª metade:
- Bielorrússia
- Bulgária
- Lituânia
- Albânia
- República Checa
- Bélgica
- Islândia
- Azerbaijão
- Israel
- Estónia
Semifinal 1 (dia 8 de maio) – 2.ª metade:
- Suíça
- Finlândia
- Áustria
- Irlanda
- Arménia
- Chipre
- Croácia
- Grécia
- Macedónia
Semifinal 2 (dia 10 de maio) – 1.ª metade:
- Rússia
- Sérvia
- Dinamarca
- Roménia
- Austrália
- Noruega
- Moldávia
- San Marino
- Holanda
Semifinal 2 (dia 10 de maio) – 2.ª metade:
- Montenegro
- Suécia
- Hungria
- Malta
- Letónia
- Geórgia
- Polónia
- Eslovénia
- Ucrânia
Aceda à galeria de fotografias.