Minissérie documental sobre duas cidades icónicas unidas pela História.
Por mais de quatro séculos de mútua admiração e relações tumultuosas, Paris e Berlim desenvolveram-se e cresceram em conjunto. A sua arquitetura e urbanismo testemunham esse confronto complexo e enriquecedor. Para lá da guerra e da destruição, as duas capitais foram uma fonte de inspiração, alimentando uma saudável competição que promoveu o desenvolvimento urbano e a revolução industrial.
Com o uso de reconstituições tridimensionais e fotografias aéreas exclusivas, esta minissérie documental percorre mais de quarto séculos de História e dá uma visão sem precedentes das duas cidades.
No primeiro episódio: Irmãos Inimigos
De 1650 a 1789, as duas cidades não estavam em igualdade de condições: enquanto Paris era a maior cidade do continente europeu, Berlim estava a emergir como uma futura capital.
Os reis franceses, e Louis XIV em particular, estabeleceram os fundamentos do urbanismo moderno e, assim, exerceram uma profunda influência na pequena cidade de Berlim. Paris foi a primeira capital a escolher livrar-se de seus muros defensivos e a criar praças reais, os primeiros passos para a modernização das cidades medievais. Enquanto isso, Berlim tornou-se, não sem dificuldade, na capital de um pequeno reino cujo desenvolvimento se elevou com o reinado de Frederico, O Grande. O poderoso soberano, o mais francófilo dos reis prussianos, deu ao seu país uma dimensão europeia inspirando-se no exemplo francês e também procurou dar à sua capital um estilo próprio.
No entanto, até à revolução francesa, Paris permaneceu num modelo para Berlim: os monumentais portões de entrada da cidade francesa construídos durante o reinado de Luís XVI inspiraram construções como o Portão de Brandenburgo, que mais tarde se tornou o próprio símbolo de Berlim.