A partir de agora, à quinta-feira, o cartoon está em destaque na RTP. Semanalmente, no 360º e no 5 para a Meia-Noite veja Spam Cartoon, um micro formato, de 30 segundos, que comenta os temas da atualidade, as polémicas e as grandes figurantes políticas através do Cartoon. Este projeto encontra-se também disponível em todas as plataformas digitais da RTP.
Este é um trabalho desenvolvido por André Carrilho, João Paulo Cotrim, Cristina Sampaio e João Fazenda. Necessariamente simples, com forte componente gráfica e sem nunca descurar a lógica da animação, o estilo é variado, também em função de cada autor.
As redes sociais criaram novas lógicas de circulação do comentário humorístico, que esteve ao longo do século XX, e vai estando ainda no século XXI, nas páginas dos periódicos, têm obrigatoriamente que procurar outras paragens. Não basta reproduzir cartoons e tiras cómicas em sites ou em telejornais: há que animá-los, dar-lhes uma alma que possa circular, em rede e instantaneamente. Nestes moldes, o projeto Spam Cartoon continua a ser pioneiro a nível mundial.
Autores:
André Carrilho (Amadora, 1974) é ilustrador, designer gráfico, animador e caricaturista, colaborando com as mais importantes publicações nacionais e estrangeiras (The New York Times, Word, Vanity Fair, The Independent on Sunday e Diário de Notícias). Recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais.
João Paulo Cotrim (Lisboa, 1965) escritor e argumentista, para banda desenhada e cinema de animação, além de investigador (na área do cartoon, ilustração e bd). É editor da abysmo.
Cristina Sampaio (Lisboa, 1960) é ilustradora e cartoonista em diversas revistas e jornais portugueses e estrangeiros (Público, Expresso, Diário de Notícias, Courrier International, Kleine Zeitung, Puls Biznesu, Boston Globe, Wall Street Journal e New York Times). Recebeu já inúmeros prémios.
João Fazenda (Lisboa, 1979) é ilustrador (Público, Independente), autor premiado de banda desenhada e realizador de curtas-metragens de animação. Tem ainda participado em diversas exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro.