A União Europeia de Radiodifusão (UER) anunciou uma nova campanha chamada Keep Media Good (KMG), que demonstra o impacto positivo que a media de serviço público (PSM – Public Service Media) tem nas sociedades. Esta é a primeira vez que as organizações de PSM em toda a Europa se uniram com uma voz unificada para defender a PSM, diante de uma proliferação de notícias falsas, desequilíbrios políticos, disputas sobre o financiamento e o aumento gigante de transmissões online. Estas tendências combinadas distraem do facto de a PSM ser um dos ativos mais valiosos da sociedade.
A campanha Keep Media Good mostra como a PSM existe para informar, inspirar, envolver e inovar. A campanha pretende fazê-lo através de uma seleção de histórias reais que descrevem como as suas vidas foram transformadas através do serviço público de comunicação social. É reforçada pela pesquisa da UER que mostra uma correlação entre países que têm acesso a bons media de serviço público e países que possuem democracias mais fortes.
Ao iniciar o lançamento da campanha, Noel Curran, Diretor-Geral da UER, afirmou:
“É de importância vital que as pessoas sejam lembradas do papel crítico que a media de serviço público desempenha na sociedade e na vida quotidiana. As organizações de media do setor público são os maiores investidores da produção audiovisual europeia, do jornalismo europeu e da cultura audiovisual europeia. Afetam positivamente a vida das pessoas todos os dias no continente inteiro. Foi por isso que lançámos a campanha Keep Media Good.
Keep Media Good também mostra como a PSM inspirou as pessoas a seguir os seus sonhos. De França a Portugal e à Eslovénia, os membros do público uniram-se para partilhar o impacto que a PSM teve nas suas próprias vidas. Seja um atleta paraolímpico que se inspirou para competir depois de assistir ao desporto na televisão ou pessoas que dedicaram as suas vidas a ajudar os refugiados a ter ouvido notícias sobre a crise, tenho orgulho de terem levado essas histórias ao público em toda a Europa”.
A pesquisa da UER mostra como a media de serviço público melhora a nossa vida diária e a sociedade como um todo, incluindo como:
· Indicadores vitais da sociedade, como liberdade de imprensa e baixos níveis de corrupção, estão ligados de forma estatística ao desempenho da PSM em cada país.
· A PSM é um importante empregador – nas 56 nações que pertencem à UER, mais de 250 mil pessoas estão empregadas diretamente no trabalho da PSM.
· A PSM é um exemplo na liderança feminina. Em todos os países membros, 22% dos líderes da PSM são mulheres, em comparação com apenas 3,4% dos líderes na comunidade empresarial geral da UE.
· As organizações de media da PSM têm, em média, 44,3% de empregadas e, em Portugal, a estatística é de 40%.
Ao comentar sobre a campanha Keep Media Good em Portugal, Gonçalo Reis, presidente da RTP, afirmou:
“O serviço público é tão relevante hoje como sempre, mas a sua voz é especialmente necessária agora. Os princípios da independência e do pluralismo, a linguagem da moderação e da diversidade, os valores da tolerância e da inclusão – são os fundamentos que criaram o serviço público em tantos países e os elementos-chave de uma sociedade civilizada e um ambiente de media saudável”.
Os dados da UER mostram que a media de serviço público é um componente crítico para transmitir a produção nos mercados da Europa:
· As organizações de PSM são as que mais gastam em conteúdo original em 13 dos 15 principais países europeus e contribuem muito mais com o apoio à produção independente do que as empresas comerciais.
· As organizações de PSM gastam 2,6x mais em conteúdo do que a Amazon e a Netflix combinadas em todo o mundo.
· Quase dois terços da programação mostrada pelos Membros da UER são conteúdo original e 87% são feitos no próprio país ou numa nação da UE 28.
Os dados mostram ainda que:
· Dos filmes exibidos na televisão nos Estados membros da UER, 45% dos que são transmitidos pela PSM são feitos na Europa, em comparação com apenas 21% daqueles exibidos em canais comerciais gratuitos, subjacentes à posição da PSM como campeão da produção e indústrias do filme europeu.
· A produção dramática é igualmente suportada muito mais pelos canais publicitários: em toda a área, 64% da indústria dramática mostrada pela PSM é criada em casa (produzida a nível nacional ou produzida na UE) em comparação com apenas um terço da indústria dramática exibida nos canais comerciais.
· Em Portugal (RTP) 46% das horas de programação foram notícias e assuntos atuais; 12% foi Ficção e um notável valor de 2.235 horas da programação foi dedicada à educação, a arte, a cultura e à ciência, nos canais de serviço publico
Para saber mais sobre a campanha Keep Media Good, em Portugal, visite o site: http://dizsimaosbonsmedia.pt/
———-
Sobre a campanha Keep Media Good
A campanha Keep Media Good é apresentada pela União Europeia de Radiodifusão (UER): a principal aliança mundial de media de serviço público (PSM). A campanha Keep Media Good foi concebida para mostrar o valor que a PSM traz para a sociedade. Ao utilizar uma seleção de histórias autênticas e pessoais de pessoas em toda a Europa e através de pesquisa especialmente compilada do Serviço de Inteligência de Media da UER, esta campanha incentiva o público a entender e apreciar como a PSM pode ser uma força para o bem nas nossas vidas.
Sobre a UER
A União Europeia de Radiodifusão (UER) é a principal aliança mundial de media de serviço público (PSM). A nossa missão é tornar a PSM indispensável.
Contamos com 73 membros em 56 países da Europa e 33 associados adicionais na Ásia, África, Australásia e Américas. Os nossos membros operam quase 2000 serviços de televisão, rádio e serviços online e oferecem uma grande quantidade de conteúdo noutras plataformas. Juntos, atingem públicos de mais de mil milhões de pessoas no mundo inteiro, transmitindo em mais de 120 idiomas.
Somos uma UER com dois campos de atividade distintos: serviços para membros e serviços empresariais. Os nossos serviços para membros esforçam-se por garantir um futuro sustentável para a media de serviço público, fornecer aos nossos membros um centro para aprender, partilhar e construir o nosso ethos fundacional de solidariedade e cooperação para fornecer uma troca de notícias de classe mundial, notícias desportivas e música. O Eurovision Media Services, o nosso braço comercial, tem uma reputação global excelente e é o fornecedor de serviços de media de primeira escolha para muitas organizações de media e federações desportivas no mundo inteiro.
Dispomos de escritórios em Bruxelas, Roma, Dubai, Moscovo, Nova Iorque, Washington DC, Singapura e Pequim. A nossa sede situa-se em Genebra.