A RTP anunciou, na tarde de dia 7 de novembro, mais detalhes sobre a mega operação que está a ser preparada para receber o Festival Eurovisão da Canção em 2018. A apresentação teve lugar no Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, e a escolha não foi aleatória.
Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração do canal público, iniciou a conferência ao dizer:
“Vamos fazer um evento que vai ser simultaneamente a Eurovisão mais económica e também das mais interessantes e criativas de sempre“.
Seguem-se as novidades, já que, para que mais pessoas tenham acesso ao maior evento do mundo da música, a Eurovisão vai ser alargada a vários pontos da cidade.
Eurovision Village: o Terreiro do Paço foi pensado para todos os que não conseguirem lugar nas semifinais e final da Eurovisão e será palco de noites temáticas, espetáculos ao vivo, programação musical de vários géneros e para vários públicos, terá um ecrã gigante, ativações de marca, um “Eurovision Café”, animação de rua e um estúdio da RTP, especialmente preparado para emissões especiais.
Euroclub: um espaço de diversão noturna com atuações, festas e DJs. Apenas os fãs e a imprensa devidamente acreditada terão acesso, assim como as respetivas delegações e, naturalmente, os artistas dos vários países. Nuno Galopim garante que será à beira-mar, apesar de o local ainda não estar definido.
Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP
Blue Carpet: será a cerimónia oficial de abertura do Festival da Eurovisão na cidade de Lisboa e vestir-se-á de azul para o desfile dos artistas, das delegações e dos comentadores das estações de televisão de cada país.
Programas Sociais: para que as delegações dos 41 países que visitam Portugal conheçam a cidade de Lisboa.
Presença de marca: a cidade ficará “vestida” de Eurovisão, através da imagem gráfica especialmente desenhada para o evento por Nicolau Tudela, diretor de arte da RTP.
Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP
- “All Aboard!” é o claim criado para a edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção, convidando a comunidade internacional a celebrar a Europa e a música. A este slogan está associado um logotipo principal com 12 variações gráficas que representam a diversidade de Portugal que sempre ligou a Europa ao Mundo através do seu oceano.
- O tema do claim e da imagem gráfica baseia-se na diversidade da vida nos mares e na história de Lisboa como o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo. É hoje a cidade da diversidade, do respeito e da tolerância, que partilha os valores que a Eurovisão representa. Através do mar, Portugal convida a comunidade internacional a unir-se na competição deste ano. São todos bem-vindos, “All Aboard!”
A Europa é um conjunto de países e isso também inspirou a equipa criativa da RTP a produzir múltiplos logotipos para a edição de 2018, em vez de uma imagem gráfica única. Foi desenhado um logotipo principal e 12 variações baseadas no conceito da variedade da vida nos oceanos e nas maravilhas do mundo flutuante, como o plâncton e uma variedade de outros organismos que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Através destes múltiplos logotipos, o conceito gráfico retrata os temas-chaves como a diversidade, o respeito e a tolerância.
“Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje em dia, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que dá as boas-vindas a todos os que entrem a bordo, ‘All Aboard!’” – Gonçalo Madaíl – Creative Manager of RTP
Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP
“Nós estamos extremamente satisfeitos com o tema criativo e os logotipos para o concurso deste ano, que refletem a história de Lisboa e realçam os valores fundamentais da Eurovisão, incluindo a diversidade. O oceano liga-nos a todos, e a sua variedade pode servir de inspiração a cada uma das 42 televisões participantes que esperamos ver em Lisboa no próximo mês de maio.” – Jon Ola Sand, the EBU’s Executive Supervisor of the Eurovision Song Contest
Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP
- No Festival Eurovisão da Canção 2018, em Lisboa, vão participar 43 países. Esta será a 63ª edição do concurso realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) em parceria com a RTP. 2018 será a estreia de Portugal neste certame depois de Salvador Sobral ter dado ao país a sua primeira vitória em 53 anos de competição. A Suécia irá participar pela 60ª vez; a Rússia volta a integrar a lista dos países concorrentes.
- O Festival Eurovisão da Canção 2018 realiza-se em Lisboa, com as semifinais a decorrerem a 8 e 10 de maio e a final a 12 de maio.
Lista de países e televisões de serviço público, que fazem parte da UER, que participam em 2018 no Festival Eurovisão da Canção em Lisboa:
- Albânia (RTSH)
- Arménia (AMPTV)
- Austrália (SBS)
- Áustria (ORF)
- Azerbaijão (ICTIMAI TV)
- Bielorrússia (BTRC)
- Bélgica (VRT)
- Bulgária (BNT)
- Croácia (HRT)
- Chipre (CYBC)
- República Checa (CT)
- Dinamarca (DR)
- Estónia (ERR)
- Finlândia (YLE)
- França (FT)
- Alemanha (ARD/NDR)
- Geórgia (GPB)
- Grécia (ERT)
- Hungria (MTVA)
- Islândia (RUV)
- Irlanda (RTE)
- Israel (IPBC/KAN)
- Itália (RAI)
- Letónia (LTV)
- Lituânia (LRT)
- Macedónia
- Malta (PBS)
- Moldávia (TRM)
- Montenegro (RTCG)
- Holanda (AVROTROS)
- Noruega (NRK)
- Polónia (TVP)
- Portugal (RTP)
- Roménia (TVR)
- Rússia (C1R)
- San Marino (RTV)
- Sérvia (RTS)
- Eslovénia (RTVSLO)
- Espanha (TVE)
- Suécia (SVT)
- Suíça (SRG/SSR)
- Ucrânia (UA:PBC)
- Reino Unido (BBC)
Conferencia Eurovisão – Lisboa. RTP