Maratona da Saúde e Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançam Prémios para apoiar a Investigação em Doenças Cardiovasculares

A Maratona da Saúde, associação sem fins lucrativos abriu um concurso destinado a financiar os melhores projetos científicos na área das Doenças Cardiovasculares. Os “Prémios Maratona da Saúde de Investigação Biomédica”, que vai já na sua quarta edição, têm o valor total de 50 mil Euros e resultam dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, realizado em parceria com a RTP bem como de outras iniciativas e apoios da sociedade civil.

O concurso está aberto, para a comunidade científica, até ao dia quatro de dezembro, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. Esta quarta edição procura os melhores projetos na área das Doenças Cardiovasculares e incentiva as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras.

Os Prémios destinam-se a investigadores que pretendam desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal. A avaliação das candidaturas é realizada por um júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das Doenças Cardiovasculares.

As edições dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica contaram até à data com cerca de 200 Candidaturas nas áreas do Cancro, da Diabetes e das Doenças Neurodegenerativas, e já permitiram galardoar nove cientistas que estão a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal.

Segundo Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, “estes prémios são a demonstração de que a sociedade civil também se envolve no financiamento da investigação científica para saúde em Portugal, de forma amplamente participada.”

Os Prémios Maratona da Saúde em Doenças Cardiovasculares são maioritariamente financiados pelos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em abril de 2017. O Presidente da República e o senhor Ministro da Saúde marcaram presença na cerimónia. Durante as mais de oito horas de emissão foram realizados milhares de donativos, através de chamadas telefónicas para o número de valor acrescentado e para os Call Centers, cedidos pela Fundação PT, os quais contaram com mais de 30 voluntários ao nível nacional. A Pricewaterhouse Coopers (PwC) também se juntou a esta maratona televisiva na auditoria de todos os donativos que foram efetuados. Para além disso, a Maratona da Saúde desenvolveu, ao longo da sua 4.ª edição, um conjunto de iniciativas nas comunidades locais, sensibilizando para a importância da prevenção da doença e da investigação científica na descoberta de novos avanços. A iniciativa contou também com o apoio de várias entidades, entre as quais a Fundação PT, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Fundação Calouste Gulbenkian, a Saúde Cuf, a Wisdom Consulting, a Cev Fiscalidade, a Caixa Geral de Depósitos, a Vieira de Almeida, a Medtronic, a Bayer, a Roche, entre outros, e várias associações de doentes, e com o alto patrocínio da Presidência da República para a Gala Solidária dedicada às Doenças Cardiovasculares.

 

Sobre a Maratona da Saúde: Desde 2014, a Maratona da Saúde e a RTP estão juntas numa iniciativa inédita em Portugal que visa, através de um espetáculo solidário anual, sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedica-se a um tema, sobre o qual será delineado um plano de atividades. A 5ª edição, que decorre até julho de 2018, é dedicada às Doenças Autoimunes (Lúpus, Psoríase, Doença de Crohn, Artrite Reumatoide, Doença Celíaca, Vitíligo, Esclerose Múltipla, entre outras) e Alergias. A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global. Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

Saiba mais no sítio oficial da Maratona da Saúde.