Vencedor de diversos prémios internacionais, este documentário da cineasta Lourdes Portillo fala de segredos, intriga, rumores e traição em família
El Diablo Nunca Duerme é um documentário sobre segredos familiares. A cineasta americana Lourdes Portillo recebeu um telefonema informando-a sobre a misteriosa morte de Oscar, o seu tio rico mexicano. Considerado oficialmente um suicídio, os parentes de Portillo alegaram assassinato, indicando vários possíveis suspeitos, incluindo um parceiro de negócios, um capataz de um rancho e a jovem viúva, herdeira de tudo.
Viajando para o México, Lourdes tenta conhecer a verdade sobre o poderoso tio. Utilizando entrevistas, antigos instantâneos e filmes caseiros, a cineastaa encontra uma complicada rede de segredos familiares, intriga, rumores e traições, que faz com que o assassinato do enigmático tio pareça ainda mais provável e obscuro. Como diz o ditado mexicano: “Quando o mal está à espreita, o diabo nunca dorme”.
O Diabo Nunca Dorme expõe os amores e os ódios de uma família mexicana avassalada pela morte de um de seus membros. As emoções que a realizadora Lourdes Portillo captura na sua mistura particular de técnicas tradicionais e experimentais, evidenciam as nuances da ordem social e familiar mexicana.
Poético, trágico, humorístico e mítico, este documentário cruza as fronteiras dos valores pessoais, dos costumes culturais e da disciplina do próprio cinema.
Título Original: El Diablo Nunca Duerme
Autoria e Realização: Lourdes Portillo
Produção: Xochitl Films, Independent Television Service (ITVS)
Fotografia: Kyle Kibbe
Música: Mark Adler, Lola Beltrán
1994 – 87 minutos