Lisboa foi a cidade escolhida para acolher o Festival Eurovisão da Canção dias 8, 10 e 12 de maio (duas semifinais e uma final, respetivamente). A novidade foi anunciada na sessão de apresentação oficial que decorreu nas instalações da RTP.
A vitória de Salvador Sobral com o tema “Amar Pelos Dois” deu a Portugal a honra e a possibilidade de ser, pela primeira vez na história, palco do Festival Eurovisão em 2018 e à RTP cabe a organização deste que é um dos maiores espetáculos de música do mundo.
A RTP e a EBU avaliaram 5 cidades em Portugal com vista a selecionar o melhor local para acomodar um evento desta dimensão: Braga, Gondomar, Guimarães, Lisboa e Santa Maria da Feira. A análise destas cidades seguiu critérios de avaliação específicos e ajustados aos padrões da EBU para este evento e que não passaram só pela existência de uma sala de espetáculos, mas também a proximidade do aeroporto; a rede hoteleira da cidade; a rede de transportes; uma sala de espetáculos com capacidade para 8 a 10 mil espectadores; a disponibilidade de espaços para as estruturas técnicas e logísticas; a envolvente social e de apoio às várias delegações presentes no evento (restaurantes, lojas, bancos, hospitais, centro de imprensa, centro de acreditações) e muitos outros requisitos que são exigidos a uma produção desta dimensão. Após este estudo detalhado, o local selecionado para acolher o Festival Eurovisão da Canção 2018 foi a cidade de Lisboa, mais concretamente o Parque das Nações e a Praça do Comércio.
Para além da assinatura do memorando entre a RTP, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa, a apresentação registou outra novidade: o apuramento da representação portuguesa no Festival da Canção será feito fora da cidade de Lisboa, sendo Guimarães a cidade escolhida para acolher o evento já no próximo ano.
A sessão de apresentação oficial da Eurovisão ficou a cargo de Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, Daniel Deusdado, Diretor de Programas da RTP1, Nuno Artur Silva, do Conselho de Administração da RTP, Jean Philip De Tender, Diretor Media da European Broadcasting Union, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Vítor Costa, presidente da Entidade regional de Turismo de Lisboa.