Dia 1 de fevereiro, às 22h00, na RTP3, estreia o programa “Fronteiras XXI”.
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, o novo programa mensal da RTP3, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de dez debates de 90 minutos, moderados pelo jornalista da RTP Carlos Daniel, vão discutir-se alguns temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos que afetam o nosso dia a dia. Vamos falar do presente a pensar no futuro.
Com estreia a 1 de Fevereiro na RTP3, o Fronteiras XXI alarga o debate às plataformas digitais, desafiando o público a saber mais sobre os temas em discussão e até a participar no programa ao vivo. Como? Através de um site – www.fronteirasxxi.pt – onde é possível saber mais sobre o tema e até deixar perguntas para cada um dos convidados.
“O POPULISMO TEM IDEOLOGIA?”
1 DE FEVEREIRO, ÀS 22H00, EM DIRETO DO TEATRO THALIA
O programa estreia com convidados de peso. No Teatro Thalia, onde decorre o debate, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a professora da Universidade de York, Mónica Brito Vieira, e o cronista e professor universitário João Pereira Coutinho vão debater o populismo, hoje considerado a principal ameaça à democracia na Europa. Do Reino Unido, à Áustria, de Espanha a Itália, os partidos antissistema, que defendem a vontade do povo contra as elites, estão a ganhar força.
O populismo não é um fenómeno novo, mas tem encontrado eco em partidos da direita à esquerda europeia, aproveitando o descontentamento dos cidadãos com a crise financeira e as instituições comunitárias, o medo provocado pela ameaça terrorista e pelo fluxo de imigrantes a chegar à União Europeia.
A eleição de Trump nos EUA poderá ter um efeito dominó na Europa, que se prepara para eleições em França, Holanda e na Alemanha? São as respostas a estas e muitas outras perguntas que o Fronteiras XXI quer esclarecer, neste primeiro debate.
Em fronteirasxxi.pt encontram-se as biografias completas dos convidados e artigos que ajudam a perceber o fenómeno e os riscos do crescimento do populismo na Europa.