A RTP reforçou a sua oferta na área museológica. O novo Museu Virtual tem uma nova área de exposições temporárias à distância de um clique. Totalmente renovado e com um novo visual, o Museu Virtual RTP está ainda mais apelativo para a visita dos portugueses, sendo agora igualmente acessível através dos dispositivos mobile.

O Museu Virtual da RTP tem uma nova área de exposições temporárias, articulável com uma área de exposições temporárias físicas, recentemente inaugurada no edifício sede em Lisboa, destacando-se também o facto de passar a disponibilizar 500 novas peças de rádio e televisão.

Destaque também para a inauguração, em Agosto do corrente ano, de uma nova área de exposições temporárias na sede da RTP em Lisboa, na qual está patente ao público a exposição “Os dias da rádio: os primórdios da rádio pública”, uma homenagem à Rádio de Serviço Público e aos seus 81 anos, que poderá visitar até dia 31 de janeiro de 2017, podendo igualmente ser vista através do Museu Virtual (museu.rtp.pt).

Esta exposição aborda a temática do desenvolvimento científico que permitiu a gravação, reprodução e transmissão da voz humana, lançando as bases da radiodifusão, em articulação com as experiências pioneiras de rádio em Portugal e a sua evolução até à criação da Emissora Nacional. A partir daí, o enfoque principal desta exposição é dirigido para as diversas áreas e iniciativas em que a rádio pública se multiplicou no período inicial da sua existência, entre 1935 e sensivelmente o final da II Guerra Mundial, realçando o legado indelével que a rádio pública deixou no panorama radiofónico e cultural português desde os primórdios da sua existência.

O projeto museológico da RTP, que contará no decurso do próximo ano também com um Núcleo Museológico nos Açores, a par do já existente na Madeira, mantém-se deste modo coerente com os princípios que nortearam a sua criação.

Saliente-se, que a área museológica e documental da RTP tem desenvolvido um conjunto de ações que visam proteger, preservar e divulgar equipamentos e também documentação escrita que fazem parte da história da rádio e da televisão, sem esquecer alguns dos momentos mais marcantes da produção de conteúdos radiofónicos e televisivos, possibilitando desta forma, aos diversos públicos, a oportunidade de estudar e contactar com estes documentos que constituem um testemunho do contributo e da importância da RTP na história da rádio e da televisão em Portugal. Entre outras atividades, promovesse visitas à Coleção Museológica, a qual regista já mais de 65.000 visitantes, bem como ao Museu Virtual, com mais de 600.000 visitas, constituindo um importante contributo para aproximar a RTP dos cidadãos e para a sua afirmação como entidade de referência na memória do nosso país.

O Museu Virtual da RTP (museu.rtp.pt), agora totalmente renovado, a par da Coleção Visitável Museológica, de acordo com os princípios que estão subjacentes a todo o projeto museológico da RTP, apostam inequivocamente na complementaridade e na mais-valia que representa, para os diversos públicos, a possibilidade de acesso a dois tipos de abordagens distintas e complementares do vasto acervo de peças museológicas de rádio e televisão: uma abordagem virtual e uma abordagem presencial, permitindo ultrapassar as barreiras do espaço físico e chegar a um público muito mais vasto, conseguindo-se também, através da utilização das potencialidades que a internet oferece, uma maior interação com o utilizador.

Relacionados