A Cerimónia de Abertura do Festival Eurovisão da Canção é sempre um dos momentos mais importantes do evento e assinala o início oficial da edição deste ano, no dia 6 de maio.
Portugal acolhe o Festival Eurovisão da Canção 2018 pela primeira vez e, tendo os oceanos como tema central da identidade gráfica do evento e do seu conceito, a tradicional passadeira vermelha dará lugar este ano a uma espetacular passadeira azul, a Blue Carpet. Esta Blue Carpet e a Cerimónia de Abertura terão lugar no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, onde os 43 países participantes irão desfilar à beira-rio, artistas e delegações juntos, naquela que é uma oportunidade única para se apresentarem perante a imprensa e o fãs antes do início do concurso.
Com início às 17h00, esta cerimónia será transmitida em direto pela RTP1 e contará com um fantástico conjunto de apresentadores que farão com que o mundo não perca um momento do que acontece no MAAT. Os apresentadores da Blue Carpet são Cláudia Semedo, Inês Lopes Gonçalves, Pedro Granger e Pedro Penim.
Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira comentam esta cerimónia através do estúdio do Eurovision Village, na Praça do Comércio.
Saiba mais sobre os apresentadores:
Cláudia Semedo nasceu em Oeiras em 1983. Completou o curso de Teatro em 2001 e licenciou-se em Jornalismo em 2012. Começou a trabalhar, como locutora, em 1998 na Rádio Renascença. Estreou-se em cinema em 2000 e em 2001 fez a sua primeira peça, no Teatro Nacional Dona Maria II. Em 2002 começa o seu percurso como apresentadora na SIC. Desde então, apresentou programas de culinária, viagens, ciências, ecologia, concursos para crianças e para graúdos, gravados e em direto, em day time e prime time, principalmente na RTP. Participou também em várias séries e novelas. Em 2008 ganhou os prémios atriz revelação “Bernardo Santareno” e “Porto’s África”. Em 2011 ganhou o prémio Best Acting no 48 Hour Film Project. Faz dobragens e locuções. Atualmente está a ensaiar a peça “Um Forte Cheiro a Maça”, encenada por Pedro Giestas e Tiago Fernandes.
Apresentadora do programa da manhã da Antena 3, Inês Lopes Gonçalves é também apresentadora de televisão dos talk shows “Traz Pr’á Frente” na RTP Memória e “5 Para a Meia-Noite” (como coapresentadora) na RTP. Em 2017 fez parte do júri do Festival da Canção, onde Salvador Sobral foi escolhido como o representante português em Kiev. Este ano foi a apresentadora da Greenroom nas duas semifinais e na final do Festival da Canção.
Ator e apresentador, Pedro Granger começou a sua carreira na RTP em 1999, e desde então, deu vida a diversas personagens no Teatro, Cinema e Televisão. Apresentou diversos programas, de onde se destacam as versões portuguesas de “The Weakest Link” e “Ídolos”. Fã Eurovisivo desde sempre, já apresentou uma edição do Festival da Canção e foi o comentador português do Eurovision Song Contest 2012 em Baku. Esta é a oitava vez que marca presença na Eurovisão, como coordenador das conferências de imprensa, consultor criativo para o guião, e como um dos apresentadores da Blue Carpet.
Pedro Penim é um dos membros fundadores e diretor artístico do Teatro Praga, companhia com a qual ganhou já vários prémios no Teatro. O seu trabalho como encenador e ator estende-se também às áreas da escrita, tradução, apresentação de televisão e educação. Os seus trabalhos foram já apresentados em países como França, Itália, Reino Unido, China, Alemanha, Espanha, Eslováquia, Turquia, Israel, Eslovénia e Hungria. Fã do Festival Eurovisão da Canção desde sempre, nesta edição do festival Pedro Penim é consultor criativo para o guião, apresentador da Blue Carpet e moderador das conferências de imprensa.
Tópicos: Lisboa