Festival da Eurovisão

CML

O sorteio das semifinais e a passagem do testemunho de Kiev à cidade de Lisboa vai realizar-se no dia 29 de janeiro, pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.

 

O sorteio determina quais os países que vão atuar na primeira e na segunda semifinais, dias 8 e 10 de maio, respetivamente, em Lisboa.

 

A cerimónia será apresentada por Filomena Cautela e Sílvia Alberto que irão assegurar a emissão nacional e internacional deste evento, que será transmitida em direto na RTP1 e em live streaming no site da Eurovisão, em Eurovision.tv. A emissão nacional será comentada por José Carlos Malato e Nuno Galopim, a dupla de Kiev.

 

·  Nesta edição do Festival Eurovisão da Canção estarão a concurso 43 países.

 ·  Seis países estão automaticamente selecionados para a Grande Final no dia 12 de maio, os Big Five Portugal como país anfitrião.

 ·  Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido são os cinco países participantes que têm passagem direta à Grande Final do concurso e que compõem os Big Five.

 ·  A primeira semifinal irá contar com 19 países participantes e a segunda semifinal do evento com 18 países.

 ·  Os seis países pré-qualificados para a Grande Final irão também a sorteio para definição da semifinal em que vão conhecer os países em que poderão votar.

·  Antes do sorteio das semifinais terá lugar a cerimónia de entrega da insígnia da cidade entre o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

 

 

Sorteio das Semifinais

Pote 1: Albânia, Suíça, Montenegro, Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedónia

Pote 2: Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Irlanda, Suécia

Pote 3: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Rússia, Ucrânia

Pote 4: Hungria, Chipre, Grécia, Roménia, Moldávia, Bulgária

Pote 5: Israel, Austrália, República Checa, Malta, Áustria, São Marinho

Pote 6: Bélgica, Países Baixos, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia

 

 

Estão já definidos os locais para os eventos que compõem o Festival Eurovisão da Canção 2018. De acordo com o conceito do Festival em Lisboa, todos os eventos estarão localizados junto ao rio Tejo.

 

Eurovision Village – de 4 a 12 de maio

O Eurovision Village é o ponto de encontro e de convívio na cidade que acolhe o Festival Eurovisão da Canção. A Praça do Comércio, a mais icónica praça de Lisboa e vulgarmente conhecida por Terreiro do Paço, foi a escolhida para receber todos os visitantes. Além de um ecrã gigante onde serão transmitidas as Semifinais e a Grande Final do Festival Eurovisão da Canção, este espaço vai ter um palco gigante com atuações diversas e concertos, entre os dias 4 e 12 de maio.

 

Euroclub – aberto de 4 a 12 de maio

O Euroclub irá acolher uma série de eventos e concertos durante a quinzena do Festival Eurovisão da Canção. O Lust In Rio, no Cais do Sodré, foi o local noturno escolhido em Lisboa. Vai estar aberto de 4 a 12 de maio e será o ponto de encontro dos representantes das delegações dos diversos países e dos fãs.

 

Cerimónia de Abertura do Festival Eurovisão da Canção 2018 – dia 6 de maio

A Cerimónia de Abertura do Festival Eurovisão da Canção realiza-se a 6 de maio e marca o início deste grande evento, que irá ter os seus pontos altos nas Semifinais a 8 e a 10 de maio e na Grande Final a 12 de maio.

No dia 6, ao final da tarde, as delegações dos 43 países vão percorrer a passadeira de boas-vindas posicionada em frente ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, seguindo depois para uma receção no Museu da Eletricidade.

Tópicos: Lisboa