Por que te candidataste à Academia RTP?
A minha candidatura foi-me proposta na verdade. O professor e coordenador do curso referiu-nos esta nova hipótese e aventura.
Quais são os teus objectivos para a Academia RTP 4.0?
Os objetivos são também metas que já há muito procurava: aprender cada vez mais, escrever mais e melhor, superar as minhas próprias expectativas e conhecimentos.
Quais as expectativas para a Academia RTP 4.0?
A maior expectativa é realmente acabar a formação com o “bolso cheio”, sentir que foi essencial a minha presença na academia, quer na minha educação quer nos contactos que possamos fazer neste meio de aprendizagem.
Qual a tua área preferencial?
Escrita Criativa
Numa era digital, cada vez mais interactiva, a criação de novos conteúdos passa por onde?
Passa por refletir no que as novas necessidades dos indivíduos necessitam para serem satisfeitas. Cada vez mais os humanos requerem coisas, imagens, instrumentos cada vez mais visuais e instintivos. E não só: os indivíduos sentem cada vez mais a necessidade de se sentirem parte de algo. Esta nova realidade advém de uma temporalidade, a de agora, que passa sobretudo pelo pertencer ou não pertencer. O ser incluído num grupo no seio de um
mar de indivíduos cada vez mais apressados e “cegos” no dia-a-dia. Este fator transpõe-se na necessidade de interatividade dos espectadores, utilizadores e/ou consumidores uma vez que muitos não conseguem tê-lo na sua vida (pelo menos não pela forma como
pretendiam). Na minha honesta opinião, hoje em dia escrever apenas uma história bonita com imagens bonitas não fará tracção ao consumo dessa mesma produção de conteúdo. Há que igualar cada vez mais as experiências que ocorrem na realidade e utilizá-las/ produzi-las de igual forma e, se possível, melhorá-las. Há que estudar os espectadores, há que questionar e sobretudo nesta era digital cada vez mais interativa, a criação de novos conteúdos passa por integrar a realidade na ficção.
Que livro (s) estás a ler neste momento? Que série (s) andas a ver? Que filmes ou peças de teatro tens muita vontade de ver brevemente?
De momento vou iniciar a leitura do livro “O meu nome é ” com a temática de adição na adolescência. Tenho especial interesse em histórias que me façam refletir sobre algo, que me possam ensinar e ver os assuntos de outras formas. O livro tem que me tocar de alguma forma para que ele possa ser uma parte de mim e não apenas um livro. Gostaria imenso de ir ver um bailado e ópera.
Se fosses uma palavra, qual serias?
Insaciável