A história tumultuosa da primeira e única imperatriz da Pérsia, nas suas próprias palavras
Este documentário de Gero von Boehm recorda a história de um país e da sua cultura e a vida de uma mulher que se tornou um modelo para as mulheres iranianas e do mundo inteiro. Acompanhamos a sua vida atual em Paris, recordamos a sua história de amor única, seguimos a sua visita ao túmulo do Xá, no Cairo, no aniversário da sua morte, e à Bienal de Veneza.
Através do vasto material de arquivo e de muitas fotografias e filmagens inéditas do arquivo pessoal da imperatriz, percorremos a vida de Farah Diba Pahlavi (Teerão, 1938), em particular durante os anos de 1960 e 1970 no Irão, e a sua fuga do país rumo ao exílio, em 1979, quando o ayatollah Khomeini toma o poder e instaura uma República Islâmica. Chegou a passar momentos de angústia quando fez escala na Base das Lajes, nos Açores.
Desde a morte do marido, em 1980, Farah tem vivido entre Connecticut, nos Estados Unidos e Paris, em França. Recentemente lançou o livro An Enduring Love: My Life with the Shah – A Memoir, sobre o seu casamento com o Xá e a sua vida com quatro filhos (dois deles já falecidos).