Estreia: Terça, 23 de Julho às 23:00, na RTP2

A história tumultuosa da primeira e única imperatriz da Pérsia, nas suas próprias palavras

 

Este documentário de Gero von Boehm recorda a história de um país e da sua cultura e a vida de uma mulher que se tornou um modelo para as mulheres iranianas e do mundo inteiro. Acompanhamos a sua vida atual em Paris, recordamos a sua história de amor única, seguimos a sua visita ao túmulo do Xá, no Cairo, no aniversário da sua morte, e à Bienal de Veneza.

Através do vasto material de arquivo e de muitas fotografias e filmagens inéditas do arquivo pessoal da imperatriz, percorremos a vida de Farah Diba Pahlavi (Teerão, 1938), em particular durante os anos de 1960 e 1970 no Irão, e a sua fuga do país rumo ao exílio, em 1979, quando o ayatollah Khomeini toma o poder e instaura uma República Islâmica. Chegou a passar momentos de angústia quando fez escala na Base das Lajes, nos Açores.

Desde a morte do marido, em 1980, Farah tem vivido entre Connecticut, nos Estados Unidos e Paris, em França. Recentemente lançou o livro An Enduring Love: My Life with the Shah – A Memoir, sobre o seu casamento com o Xá e a sua vida com quatro filhos (dois deles já falecidos).

 

Ficha Técnica

Título Original

Farah Diba Pahlavi, La Derniere Imperatrice

Realização

Gero von Boehm

Produção

ARTE G.E.I.E, Interscience Film

Ano

2018

Duração

52'

Relacionados