Dia 28 de outubro, às 21h15, na RTP1

Queremos eleger o melhor costureiro de Portugal!

 

A RTP traz de volta a costura, a moda e o design com “Cosido à Mão”. Este é um formato que aposta no empreendedorismo nacional ao desafiar 15 concorrentes – costureiros amadores – a apresentarem as suas melhores propostas.

Desde sempre que a costura é uma referência muito portuguesa. Quem não conhece ou não tem uma “Beatriz Costa” na família? Mas atualmente este desafio é ainda maior, as tendências ditam as regras. E hoje o que está na moda é fazer a sua própria moda.

O formato arranca com 15 costureiros amadores provenientes de norte a sul do país. Em cada episódio serão avaliadas tanto a técnica como a criatividade de cada um, o que ditará a sua continuidade no programa. Os episódios serão marcados também por convidados surpresa que darão o mote para muitos dos desafios que serão apresentados aos nossos costureiros amadores. No final de cada episódio, um concorrente abandonará o ateliê e estaremos cada vez mais próximos de descobrir quem será o melhor costureiro ou costureira amador de Portugal.

A vencedora ou vencedor de “Cosido à Mão” viajará até Paris para participar na maior feira de materiais e serviços da indústria da Moda, a Premiére Vision Paris, e terá a oportunidade de iniciar o seu percurso profissional na área com um estágio numa fábrica têxtil, prémios oferecidos pelo T Jornal. E mais…ganhará 5 mil euros que irão contribuir para impulsionar o arranque do seu sonho.

 

Cosido à Mão é um formato da BBC Worldwide and Love Productions e de sucesso na Europa. Inglaterra, França, Alemanha, Noruega, Suécia e Dinamarca são países que já encontraram os maiores talentos para a costura. Em Portugal, o programa será apresentado por Sónia Araújo e, ao longo de 13 semanas, Paulo Battista e Susana Agostinho irão avaliar as competências dos nossos candidatos.

 

A prova de que a costura é mágica e que move gerações são as motivações e os sonhos que levaram os nossos 15 costureiros amadores aceitarem o desafio de “Cosido à Mão”:

Nunca imaginei cruzar-me com o mundo da costura, uma vez que sempre estudei e trabalhei com engenharia. O meu maior sonho é encontrar um emprego no mundo da costura. A minha maior motivação foi descobrir até onde conseguia ir.” Joana (27 anos)

 

“A minha maior motivação passa por desafiar-me a mim própria saindo da minha zona de conforto através dos desafios que me serão propostos.” Jana (38 anos)

 

It is what it is”, Hugo (35 anos)

 

“I decide my vibe”, Sara (48 anos)

 

“Nesta aventura o mais fácil será costurar.”, Carla (43 anos)

 

“Não subestimes o Universo, nada acontece por acaso. Basta fé em ti e nos teus sonhos e tudo acontece”, Leonor (56 anos)

 

“Uma oportunidade imperdível”, Amâncio (39 anos)

 

“O melhor está ainda por costurar”, Raúl (34 anos)

 

Sempre que fazemos algo novo, devemos inspirar-nos no exemplo.”, Marcos (20 anos)

 

“Nas adversidades da vida, o ser especial faz com que o sonho aconteça”, Maria da Fé (42 anos)

 

“A vida é bela só para quem sabe viver”, Sílvia (36 anos)

 

“Sou apaixonado por todo o processo de criação de roupa, desde do desenho até à confeção, por isso quero inspirar as pessoas mostrando-lhes aquilo que faço.”, Eduardo (27 anos)

 

“Sempre pronta para novos desafios e sonhos.”, Deolinda (62 anos)

 

“Adoro desafios e atirar-me de cabeça, mas o maior de todos é fazer ligação direta do coração para o papel e do papel para os tecidos.” Rita (35 anos)

 

“Concorrer ao cosido à mão fez ter em mim todos os sonhos do mundo.”, José Luís (54 anos)

 

O programa estreia a 28 de outubro. Até lá acompanhe as novidades no site do programa.

 

Veja mais fotografias!