Estreia: Quinta, 13 de Fevereiro às 23 horas, na RTP2

A visão fascinante de uma votação que alterou não só o futuro do Reino Unido, mas mudou para sempre a face da política global

 

Todos sabem quem ganhou, mas nem todos sabem como. Neste drama irreverente, protagonizado por Benedict Cumberbatch, ficamos a conhecer as figuras decisivas nos bastidores da campanha para o mais controverso referendo da história britânica.

Verão de 2016. À medida que os políticos fazem campanha pela saída ou pela permanência do Reino Unido na União Europeia, nos bastidores, os estrategas políticos elaboram planos para ganhar vantagem sobre o adversário. No coração da bem-sucedida campanha pela saída está o consultor político Dominic Cummings (Benedict Cumberbatch), com a sua polémica estratégia orientada por dados em vez da tradicional campanha política.

Sofisticados algoritmos vão vasculhar os recantos mais inacessíveis da Internet à procura de eleitores escondidos. As suas táticas são impopulares e polémicas e colocam-no em conflito com os seus apoiantes políticos e controversos investidores mas garantem o sucesso. O famoso slogan “Take Back Control” e o autocarro vermelho com a agora infame promessa de 350 milhões de libras, também conseguem passar a mensagem.

 

 

Craig Oliver (Rory Kinnear), diretor de comunicações de David Cameron, é convocado para planear a campanha a favor da permanência e reunir os diferentes apoiantes conservadores, trabalhistas e liberais democratas. Baseando a sua tática no bem-sucedido referendo escocês e em campanhas eleitorais anteriores, usa a comunicação social tradicional, eventos políticos, debates e discursos sobre os efeitos económicos da saída da UE, mas Oliver depressa é pressionado a descobrir por que razão a sua estratégia não está a ter o mesmo impacto no eleitorado – e nas sondagens – do que a de Cummings.

Numa época em que as revelações explosivas sobre a utilização de dados e os efeitos corrosivos das notícias falsas e da publicidade veiculada pelas redes sociais estão na agenda do dia, este filme é uma esclarecedora revelação de como as técnicas modernas de campanha orientada por dados contribuíram para uma das decisões mais inesperadas e controversas da história política moderna.

 

Ficha Técnica

Título Original

Brexit: The Uncivil War

Realização

Toby Haynes

Intérpretes

Benedict Cumberbatch, Lee Boardman, Richard Goulding, John Heffernan, Oliver Mattman, Simon Paisley Day, Lucy Russell, Paul Ryan, Kyle Soller, Liz White e Rory Kinnear

Argumento

James Graham

Música

Daniel Pemberton

Produção

Channel 4, HBO, BBC Studios

Ano

2018

Duração

92'