Tornou-se o símbolo da Walt Disney Company em 1928 e foi Walt Disney, o próprio, que lhe emprestou a voz.

O Rato Mickey fez as delícias das crianças desde o momento em que se tornou um boneco animado demasiado engraçado para se ignorar. Apaixonou-se pela Minnie e conquistou novos amigos – como o Pato Donald ou o Pateta – mas nunca deixou de ser a cara da indústria Disney.

10 curiosidades acerca do Rato Mickey

1.     Mickey Mouse (ou Rato Mickey) foi inicialmente inspirado num coelho. Em 1927, quando a Disney ainda era uma pequena divisão do estúdio Universal Pictures, Walt Disney criou “Oswald, the Lucky Rabbit” (Oswald, o coelho sortudo). Animado com o sucesso da personagem, em 1928, Walt Disney tentou renegociar o seu contrato com a Universal. A ideia deu frutos e acabou com a contratação de todos os animadores da Disney pela Universal e a aquisição dos direitos de imagem de Oswald também pelo estúdio.

2.     A personagem foi criada em 1928 por Walt Disney e o desenhador Ub Iwerks e a voz original do Rato Mickey era do próprio Walt Disney

3.     A data de nascimento da personagem ficou associada à data de lançamento de Steamboat Willie. Na curta, Mickey era um apaixonado por música que trabalhava num barco a vapor. Depois de promover uma verdadeira sinfonia dentro do barco, é chamado pelo chefe e condenado à ingrata tarefa de “descascar batatas”. Minnie Mouse, a namorada de Mickey, também aparece pela primeira vez nesta curta. “Steamboat Willie” foi o primeiro desenho a ter o som sincronizado com as situações mostradas no ecrã.
4.     Mickey chamava-se inicialmente Mortimer. No entanto, por sugestão da esposa de Walt Disney, teve o seu nome alterado, já que Lillian considerava o primeiro nome formal demais para a personagem
5.     Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto logo em 1930
6.     Mickey Mouse tornou-se o amuleto de Walt Disney que ignorou quem lhe dizia para acabar com o ratinho dos desenhos animados. “Nunca quis saber de raparigas e continuo a não lhes ligar. Amo o Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci.”
7.     Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMoley, da qual era membro.
8.     A célebre Calçada da Fama de Hollywood tem uma estrela em homenagem a Mickey, a comemorar os 50 anos da personagem, em 1978. Foi a primeira homenagem desse género feita a um desenho animado.
 

9.     Mickey Mouse posou para fotografias com praticamente todos os presidentes dos EUA desde Harry Truman (Presidente entre 1945-1953). Somente Lyndon Johnson (1963-1969) não apareceu abraçado a Mickey em fotografias.
10.  De acordo com Walt Disney, Mickey e Minnie não são casados… no ecrã. Em 1933 durante uma entrevista com a Film Pictorial, Walt Disney confessou: “Na vida privada, Mickey é casado com Minnie. Nos filmes, ela é a sua co-protagonista, a sua mulher principal”. Dois anos depois, Disney disse a Louise Morgan no News Chronicle “Não existe casamento na terra do faz-de-conta. O Mickey e a Minnie devem viver felizes para sempre”.
A discussão do casamento de Mickey e Minnie foi depois alimentada em 1932 com o filme “Mickey’s Nightmare”, onde o Rato adormece numa cadeira em vez de ir ao encontro da Minnie num baile. Mickey sonha que é casado com Minnie e que está rodeado por uma série de pequenos Mickeys. Depois, em 1935, uma nova versão da música “The Wedding Of Mister Mickey Mouse” mostrou Mickey vestido com um fraque, que leva a Minnie, vestida com um véu, desde a igreja até à cabana de Horace Horsecollar e Clarabelle Cow.