Em abril

A RTP2 dedica o mês de abril ao Cinema Português. Cinco propostas para acompanhar nas noites de sexta-feira. Na rubrica Já Vi Este Filme temos como convidados: o escritor Manuel S. Fonseca e a atriz Isabel Medina.

Dia 1 de abril, às 22h55

ESTREIA: YVONE KANE

Um filme escrito e realizado por Margarida Cardoso, que nos conduz pela procura de uma figura escondida pelo mito.

Depois de perder a sua filha, Rita volta ao país africano onde viveu durante a sua infância para investigar um mistério do passado: a verdade sobre a morte de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e ativista política.

Nesse país, Rita reencontra a sua mãe, Sara, uma mulher firme e solitária que vive ali há muitos anos. Enquanto Sara vive os últimos dias da sua vida à procura de um sentido para os seus atos passados, Rita investiga o segredo de Yvone. Mas todos os caminhos parecem levá-las à impossibilidade de redenção de que necessitam.

Um filme escrito e realizado por Margarida Cardoso, que conta com Irene Ravache, Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington, Mina Andala e Samuel Malumbe nos principais papéis.

YVONE KANE  foi distinguido com o prémio Autores 2016 para o “Melhor Filme” e “Melhor Argumento”.

 

Com: Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington, Irene Ravache

Realização: Margarida Cardoso

Produção: Maria João Mayer / François d´Artemare / Luciana Boal Marinho / Alberto Graça

Autoria: Margarida Cardoso

2014, 117 minutos

Dia 8 de abril, às 22h55

ESTREIA: PECADO FATAL

Um filme que nos conduz por uma história onde o amor, a mentira e o mistério se interligam entre si.

Aos 20 anos, Lila regressa à sua terra natal na esperança de encontrar os seus verdadeiros pais, que a abandonaram à nascença. Apesar de ter crescido rodeada de amor por uma família que a adotou, ela precisa de saber quais os motivos que originaram o seu abandono.

Ela irá conhecer Nuno, um jovem atraente e descomprometido, com quem sente ter muito em comum, e à medida que o tempo passa a ligação entre eles vai crescendo.

  

Com: Sara Barros Leitão, Miguel Meira, João Guimarães, Mónica Morado

Realização: Luis Diogo

Portugal, 2013, 90 minutos

Dia 15 de abril, às 22h55

ESTREIA: O PRIMEIRO VERÃO

Com realização e argumento de Adriano Mendes, este filme conta-nos a história de amor entre dois jovens.

Isabel e Miguel são jovens e têm a vida pela frente. Um dia conhecem-se numa aula de condução e tornam-se amigos. O que a princípio não passava de uma amizade como qualquer outra, depressa se transforma num amor profundo. Inseparáveis durante todo aquele Verão, eles vivem cada momento como se fosse o único. Cada dia se sentem mais próximos e parece que nada os poderá separar. Porém, com a chegada do outono tudo se altera …

Em 2014, Adriano Mendes venceu o prémio revelação no Festival Caminhos do Cinema Português. “O Primeiro Verão” foi distinguido, também no mesmo ano, com o prémio de melhor longa-metragem no Festival Indie Lisboa.

Com: Anabela Caetano, Adriano Mendes

Realização: Adriano Mendes

Portugal, 2014, 105 minutos

Dia 22 de abril, às 22h55

UM FILME FALADO

Um filme que nos leva numa viagem pelo Mediterrâneo, onde algo terrível irá acontecer…

Rosa Maria, uma jovem professora de história, viaja com a sua filha Maria Joana num cruzeiro com destino a Bombaim, na Índia, ao encontro do seu marido. Através das diversas cidades onde o cruzeiro atraca, Rosa Maria vai conhecer lugares de que falava nas suas aulas, mas que nunca antes visitara.

Também nesta viagem, ela conhece três mulheres: uma francesa, empresária de renome; uma italiana, antiga modelo famosa; e uma grega, atriz e professora; e ainda o comandante do navio, um americano de origem polaca. Mas a caminho de um porto no Golfo Pérsico, uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e ameaça o navio e a vida dos passageiros…

Com: Catherine Deneuve, John Malkovich, Leonor Silveira

Realização: Manoel de Oliveira

Portugal/Itália e França, 2003, 96 minutos

Dia 29 de abril, às 22h55

EM CÂMARA LENTA

Um mergulho que se transforma numa intensa travessia pela vida de Santiago e pelas suas relações.

Preparado para se abandonar à pacificação da morte, Santiago procura respostas sobre si mesmo. Assim, um mergulho no mar transforma-se numa retrospetiva em câmara lenta da sua vida: a paixão impetuosa por Constança; o casamento com Laurence; e a amizade profunda e serena com Salvador.

Com: Rui Morrison, João Reis, Maria João Pinho

Realização: Fernando Lopes

Portugal, 2012, 71 minutos