O Pirilampo Mágico “ilumina-se” com o início da tradicional campanha de solidariedade para apoiar pessoas com deficiência intelectual, que visa vender cerca de 700 mil mascotes em todo o país até 29 de maio.
Além do tradicional pirilampo mágico, que custa dois euros, estarão também à venda ‘pin’, ‘t-shirt’, canecas, chávenas e sacos de panos, com preços que se mantém em relação aos anos anteriores e que variam entre um e seis euros.
As receitas das vendas revertem a favor de 84 entidades que apoiam um universo de mais de 30 mil pessoas com deficiência intelectual e respetivas famílias.
Este ano, a campanha tem como lema “Somos quem somos” e pretende sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência mental, “cidadãos de pleno direito que reclamam igualdade de oportunidade”.
A campanha deste ano é apadrinhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e associa-se ao Ano Internacional do Entendimento Global.
Lançada em 1987, a campanha ainda mantém os mesmos objetivos: “angariar recursos para organizações que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e dar a conhecer a realidade destas pessoas”, as suas dificuldades e expectativas no sentido de promover a sua inclusão na sociedade.