Os ávidos seguidores do Festival da Canção pediram e a RTP fez-lhes a vontade. Ao mesmo tempo que decorria a conferência de imprensa que deu a conhecer os intérpretes deste ano, foram também lançadas na íntegra, online, as 16 músicas que compõem o certame de 2019.
As reações foram imediatas e, à hora a que este artigo é redigido, é impossível não escrever sobre as milhares de visualizações que o canal de YouTube do Festival da Canção acumulou desde o dia de ontem.
A canção “Telemóveis” ocupa o primeiro lugar da tabela de preferências, se olharmos não só às visualizações como aos comentários e aos thumbs up partilhadas naquele vídeo. No momento em que escrevemos este artigo, a canção de Conan Osíris soma já mais de 107 mil visualizações e está em 7.º lugar nos vídeos mais populares do momento do YouTube em Portugal.
Desde que foi anunciado, Conan Osíris exerceu algum fascínio sobre os fãs mais céticos do Festival da Canção. O cantor que junta algo de trap com fado e uma voz que lembra António Variações, parece no entanto ter conquistado a fé de quase todos. Os mais de 800 comentários são todos positivos e a letra é encarada como um discurso contemporâneo sobre um instrumental bem produzido.
A segunda canção que parece ter granjeado mais popularidade é “A Dois” da dupla Calema. Os irmãos santomenses têm esgotado salas em Portugal e levado a língua portuguesa a salas muito além dos PALOP. São já mais de 44 mil as visualizações no YouTube do Festival da Canção.
António e Fradique participaram em 2013 no The Voice France e não passaram da Prova Cega. A ver pelas mais de 150 milhões de visualizações nos seus vídeos do YouTube, prevemos que a popularidade não decorre, de todo, de programas de televisão, mas tão somente da empatia e do talento dos artistas. Algo que nos diz que ganharam mais fãs desde ontem!
O terceiro lugar da canção que somou mais visualizações faz-nos voar para um género completamente diferente. “Pugna” de Surma é descrita pelos fãs como uma canção que tanto poderia servir para filme de terror como para nos fazer voar para um sítio mágico. Soma já mais de 24 mil visualizações e prova que a boa produção musical é cada vez mais estimada por quem ouve música portuguesa.
As opiniões chegam de toda a Europa e para lá disso. Vinte e quatro horas não provam nada, mas abrem horizontes para novas partilhas e até reajustes de expectativas.
Oiça todas as músicas aqui no site e no YouTube.
A primeira semifinal acontece a 16 de fevereiro, a segunda a 23 do mesmo mês. Ainda muito se vai escrever sobre as canções do certame deste ano e decerto que alguns já magicam como é que as canções se comportarão em palco, aliadas a performances mais ou menos inesperadas.
Já fizeram o vosso ranking?
Partilhem todas as vossas opiniões usando a hashtag #aminhafavorita. Queremos que o Festival da Canção volte a ser, definitivamente, um fórum de discussão sobre a produção musical nacional.