Esta é uma aventura que une não apenas os músicos concorrentes e os profissionais da RTP, mas todos aqueles que seguem as carreiras dos autores e intérpretes que este ano vão passar pelo Festival, os que, ano após ano seguem atentamente a história em permanente construção deste programa e os muitos mais que, invariavelmente, fazem deste um dos momentos mais importantes da oferta televisiva da RTP.

Com um modelo semelhante aos anos anteriores, o Festival da Canção volta a envolver duas semifinais e uma grande final. As semifinais acontecem nos dias 5 e 7 de março e a final está marcada para 12 de março. Todos os programas serão realizados nos estúdios da RTP em Lisboa e como sempre em direto na RTP1,  RTP Play e na RTP Internacional. Há também programação especial na Antena 1, a rádio oficial do Festival da Canção.

Na primeira semifinal vamos encontrar a dupla Sónia Araújo e Jorge Gabriel a garantir a apresentação do espetáculo. A segunda semifinal, que decorre no dia em que a RTP celebra o seu 65º aniversário, ficará a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Ao comando da  grande final estará Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A Green Room dos três espetáculos será gerida por Inês Lopes Gonçalves.

Em cada semifinal haverão 10 canções em competição, cinco das quais se qualificarão para a final. Serão assim 10 músicas na final. O sistema de votação seguirá o modelo habitual, sendo metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto popular.

Recentemente revelámos , tanto os autores das músicas, como as semifinais em que suas músicas serão apresentadas. Hoje é hora de conhecer os intérpretes e as próprias músicas.

Todas as canções já estão disponíveis em formato lyric vídeo para ver e ouvir no site do Festival da Canção e no YouTube.

A edição da coletânea Festival da Canção 2022, distribuída pela Universal, também está já disponível em todas as plataformas digitais, e brevemente será lançado em formato físico (CD).