Jorge Fernando regressa finalmente ao Festival, como compositor. Autor de alguns dos temas mais conhecidos do Fado, escolheu Beatriz Felício como intérprete do tema que vai assinar no Festival da Canção 2017. A canção será a 3.ª a alinhar na 2.ª Semifinal, dia 26 de fevereiro.
Em entrevista, Jorge Fernando explicou por que aceitou o convite da RTP para participar na edição deste ano. Para além de ter encarado o certame como uma nova grande montra de música do país, Jorge Fernando pensa que falta um evento que dê a conhecer o talento nato e original de cada um.
Os jovens precisam de um programa para mostrarem o seu talento, um talento que não seja só imitador ou cantar as coisas que já ouviram cantadas por outros. Esse programas são muito interessantes mas não têm, para mim, o interesse fundamental que é perceber a interpretação genuína de cada um.
Jorge Fernando optou por escolher um talento jovem para o acompanhar nesta aventura. Beatriz Felício – ou Beea – participou no The Voice Portugal mas conheceram-se, muito a propósito, na casa de fados “Coração da Sé”.
É uma menina que precisa de alguma direção, no sentido de melhorar a sua interpretação, que é o que vamos fazer. Mas de resto estou convicto que estou perante um grande talento e perante uma pessoa que pode ter uma grande carreira na música.
Sobre o tema que Beea vai defender, embora seja declaradamente um fado, o compositor garante que a base podia ter feito a diferença no género que apresentou para o Festival. Torná-la um fado surge da vontade que vai vendo no mundo de saber mais sobre este género, que transporta em si uma linguagem emocional, tão orgulhosamente cantado por tanta gente e ouvido por tantos entusiastas.
Está a abrir-se um novo ciclo, novamente, em que toda a música que é feita para consumir e deitar fora está a perder lugar; daí que músicas como o fado estejam a prender a atenção das pessoas. Usando a nossa instrumentação que é genuína e poderosa poderá (e está a) ser apresentada em qualquer parte do mundo. Acho que será mais interessante um tema que mostre perfeitamente que é portuguesa do que ser mais um tema misturado com outros temas pop.
Jorge Fernando continua a levar o fado longe e trabalho não lhe falta. Beea pode vir a ser um novo projeto mal as águas acalmem.
A Beatriz poderá contar comigo para a ajudar a criar um álbum (…) Estou atarefadíssimo com a música mas penso que vou dedicar algum tempo depois do festival para a ajudar num projeto para que ela possa voar com as próprias asas.
A canção de Jorge Fernando, com voz de Beatriz Felício, será a 3.ª da 2.ª semifinal do Festival da Canção 2017, agendada para dia 26 de fevereiro.