Participar no Festival da Canção é o realizar de um sonho para José Freitas. O ex locutor de rádio traz a canção “Mal Menor (Ninguém me Guia à Razão)”, com letra e música de “Churcky” (Diogo Rodrigues). Este tema será a 2ª atuação da 2ª Semifinal, a 5 de março.

O tema que vou interpretar transporta toda a minha vida. Quando te empenhas e sais da tua zona de conforto, no meu caso a minha terra Santa Maria da Feira, e vais à procura do sonho, abdicas de muito, do bem-estar que uma profissão normal pode trazer. Estive ligado, profissionalmente, à rádio durante muitos anos e isso dava-me uma certa estabilidade. Mas a música falou sempre mais alto, mesmo sabendo das dificuldades que poderia passar para  alcançar a carreira musical.”

José Freitas falou da dificuldade em conciliar carreiras, mas a opção acabou por recair no mundo da música.

Durante algum tempo, tentei conciliar as duas profissões, mas a exigência e responsabilidade de fazer um programa matinal na rádio, não me permitia cantar à noite. Acabei por optar pela música, mas o “bichinho” da rádio fica para toda a vida.”

O intérprete desvendou a mensagem que pretende passar com o seu tema e espera conseguir tocar os portugueses.

A canção faz um apanhado da minha vida, daquilo que eu já fiz, e procura passar a mensagem que a nossa vida pode ser um carrossel de emoções. É um tema que vagueia entre o “soul” e “blues”, com um coro “gospel”, que promete ser imponente“, confessou José Freitas.