Filipa Baptista é a voz de “A Noite Inteira” a canção com a assinatura de Augusto Madureira, o mesmo compositor que em 2010 viu a sua canção “Há Dias Assim” ganhar o Festival da Canção. Este ano marca igualmente o regresso de Filipa Baptista, que em 2009 concorreu ao certame também pela mão do jornalista. “A Noite Inteira” é  canção nº 3 da 1ª Semifinal, que terá lugar a 3 de março.

Filipa Baptista trabalhou 14 anos com Filipe La Féria, desenvolvendo as vertentes da representação e canto no teatro musical. Daí saltou para as bandas sonoras e fez uma parceria com o DJ Pedro Casanova, emprestando a sua voz a “My First Love”, uma música dance. A participação n’A Voz de Portugal, em 2012, aconteceu três anos depois de ter feito parte do alinhamento do Festival da Canção com o tema “O Teu Lugar”. Quando foi convidada como intérprete este ano, não hesitou.

A primeira vez que ouvi “A Noite Inteira” percebi logo perfeitamente o que é que o Augusto [Madureira] queria. Gosto muito da música, sinto muito a música quando a canto, embora não a sinta como se fosse o meu caso, mas interpreto-a de alma como a ideia que ele me transmitiu“, conta-nos Filipa. “Regressei ao festival este ano porque acho que era muito importante para Portugal nós também termos a oportunidade de ter cá a Eurovisão. Nós como portugueses também temos de trabalhar nisso para ter essa oportunidade.

Augusto Madureira caracteriza-se como “músico amador” e foi curiosamente no festival de 2009 que perdei a vergonha de mostrar o que fazia enquanto compositor. Voltou em e “tive a sorte de ganhar e de a minha canção ter ido representar a RTP e Portugal em Oslo. Passados cinco anos não contava nada com este convite e foi uma agradável surpresa porque estava com saudades disto“, confessa, visivelmente contente.

O jornalista tem os olhos postos na Eurovisão e, embora não levantando muito véu sobre o que fala afinal “A Noite Inteira”, explica que “é uma música muito feita a pensar no que é um Portugal moderno na Eurovisão. Fiz a música e durante esse tempo a voz da Filipa vinha-me à cabeça muitas vezes como sendo a pessoa certa para cantar a canção. E acho que este casamento não podia correr melhor! Ela é a voz e a pessoa certa para cantar esta canção, seguramente“, remata.