Conan Osiris não conseguiu pontuação suficiente para passar para a Final, que acontece hoje, sábado, em Telavive, Israel.

No entanto, o representante de Portugal continua a ser aclamado pela crítica e reconhecido pelos outros concorrentes do certame. Uma reação inédita, sobretudo para um concorrente que não consegue um lugar na Final – que decide o vencedor do evento.

Polémicas de votos que não foram confirmados e a não passagem à Final podiam ter apagado o concorrente da imprensa e do contexto da Eurovisão, mas parece que só lhe deram mais força.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Festival da Canção (@festivaldacancao.rtp) on

A concorrente da Bielorrússia – que passou à Final – partilhou um vídeo na Green Room onde aparecia a dançar “Telemóveis”.

A concorrente da Austrália – que também conseguiu um lugar na Final – fez questão de partilhar uma foto da dupla portuguesa e de confessar que era um momento agridoce, já que duas das suas canções favoritas ficaram de fora da competição.

Na conferência de imprensa dos 10 finalistas da 1.ª Semifinal, Tamta, a concorrente do Chipre que sempre mostrou uma especial predileção pela canção de Conan Osiris, disse estar “zangada porque Portugal não passou”.

Conan Osiris tem sido assunto em algumas publicações internacionais. Para além das notícias acerca da dificuldade na votação durante o programa, a imprensa tem escrito sobre a atuação portuguesa.

O The Guardian prevê que, apesar da desilusão deste concurso, “o creativo Conan Osiris decerto que terá mais fronteiras musicais para conquistar no futuro”.

A Grande Final arranca hoje às 20h na RTP1. Portugal pode e dever votar para escolher o vencedor.