Salvador Sobral fez o último ensaio geral com a mesma serenidade de sempre. Durante a tarde, os camarins encheram-se com as delegações a tomarem conta dos últimos preparativos para a semifinal que arrancava às 22h, hora local.
À saída do ensaio, Salvador tinha à sua espera uma visita muito especial: Jamala, a vencedora da Eurovisão do ano passado, representante da Ucrânia, fez questão de esperar pelo intérprete português para lhe dar os parabéns e o congratular pela performance.
A canção “Amar pelos Dois” era a 9.ª no alinhamento, mesmo a meio do espetáculo e com palco privado mesmo no meio da arena de Kiev. Enquanto todas as atuações decorreram no palco principal, Salvador Sobral cantou no meio do público, iluminado por uma moldura humana comovida.
Depois da atuação, Salvador juntou-se à delegação portuguesa na Green Room. O grupo estava animado e teve verdadeiros momentos de dança que ecoaram pela Europa. A boa disposição ajudou a passar o tempo, que ficou mais tenso só na altura de saber os resultados.
Portugal foi o quinto país a ser chamado para passar à Final da Eurovisão. De recordar que a divulgação dos países que passam é completamente aleatória e que não identifica quais os preferidos do público.
Na booth dos comentadores, Nuno Galopim e José Carlos Malato também fizeram a festa.
No dia 13 de maio, sábado, subimos novamente ao palco de Kiev, na pessoa de Salvador Sobral, com a canção que comoveu a Europa. “Amar pelos Dois” continua a deixar a arena da capital ucraniana em total silêncio. Vai ser arrepiante!