Carla Bugalho reuniu a delegação portuguesa esta manhã pela primeira vez desde que Salvador Sobral venceu o Festival da Canção. A maior parte dos membros da comitiva que vai acompanhar a canção que nos representa já se conhecia, mas faltava ainda acertar os primeiros pormenores de uma participação que anima claramente todos os convocados.
É a primeira vez que a delegação portuguesa se desloca para o país anfitrião da Eurovisão em várias datas.
Luísa Sobral irá representar o irmão nos primeiros ensaios do concurso, que acontecem a 30 de abril e 4 de maio, pelo que fará parte do primeiro grupo a deslocar-se para Kiev. A ela junta-se logicamente Carla Bugalho e o produtor musical Fernando Martins.
No segundo grupo voam para a capital ucraniana os comentadores José Carlos Malato e Nuno Galopim, acompanhados pela equipa que garantirá as imagens sobre esta Operação Kiev – Miguel Pimenta e João Paulo Silva – e por Joana Martins, coordenadora de conteúdos no digital. Gonçalo Madaíl, subdiretor de programas que tem estado à frente do projeto seguirá também neste dia. Na equipa constam também a realizadora do Festival da Canção, que será o apoio técnico de ligação com a realização de palco do Eurovision Song Contest, Paula Macedo.
No dia seguinte, Salvador Sobral será acompanhado rumo a Kiev pelo jornalista da RTP Pedro Esteves, assim como pelo operador de imagem Carlos Oliveira, que serão responsáveis pelas peças informativas para o Telejornal.
Na reunião discutiram-se sobretudo questões de agenda e de horários que não poderão ser descurados para que toda a organização do Eurovision não se ressinta. À volta da mesa estiveram igualmente os agentes e representantes de Luísa Sobral e Salvador Sobral.
A equipa está animada e com vontade de mostrar que Portugal tem uma canção com espírito vencedor, capaz de fazer a diferença num rol de canções europeias que darão luta.
A aventura #OperacaoKiev está a começar. Vamos a isso, equipa #Salvadorable!