Foi a pensar em todos aqueles que vivem sós e que carecem de atenção, de uma palavra amiga e de proteção nas horas difíceis que nasceu a Help Phone. Mesmo sem comparticipação da Segurança Social, este serviço já é utilizado por milhares de pessoas em todo o país.

Em forma de colar ou bracelete, há um botão que pode ser acionado em caso de emergência.

O dispositivo está ligado ao telefone e, sempre que é ativado, entra em contacto com a central pronta a dar resposta a qualquer situação de emergência ou pedido de apoio. Com um simples apertar do botão do controle remoto situado numa bracelete, tipo relógio de pulso ou colar, é estabelecido um contacto imediato através de um intercomunicador ligado ao telefone, que é automaticamente identificado pela central de assistência.
Os operadores dispõem de toda a informação necessária para identificar o idoso e acionar os meios de socorro, entrando em contacto com a Misericórdia ou com os bombeiros e GNR, caso seja necessário.

Os recentes casos de idosos encontrados mortos em casa por falta de assistência ou solidão fazem aumentar a procura do HelpPhone.